O Ministério Público Federal divulgou o Ranking Nacional da Transparência, levando em conta as informações fornecidas pelos portais de transparência de todos os municípios. Nesta segunda avaliação, Nova Friburgo atingiu a nota máxima, 10, ficando com a primeira colocação no estado junto com Duque de Caxias, Macaé, Maricá, Niterói, Nova Iguaçu e Resende.
No entanto, entre todos com nota máxima, Nova Friburgo foi o município que obteve maior desempenho com relação à primeira avaliação, realizada em dezembro de 2015, partindo de 1,4 ponto (75ª colocação), para 10 pontos (1ª posição), com uma evolução de 614,3%.
No Brasil, Nova Friburgo teve a terceira maior evolução, ficando atrás apenas de Areado (MG) e Taboão da Serra (SP).
O secretário de Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Gestão, Juvenal Condack, explicou os motivos para que o Portal da Transparência de Nova Friburgo obtivesse nota máxima no ranking da transparência do MPF.
– Em primeiro lugar, nós tivemos que fazer uma mudança completa do sistema de processamento de dados utilizados dentro da Prefeitura de Nova Friburgo. O nosso sistema anterior (Cliente/Servidor) não teria condição de dar a resposta que a gente está tendo agora com o novo sistema (Web Total), que ainda está em fase de implantação. O segundo grande trabalho foi fazer a coleta e organização das informações, nós tínhamos as informações dentro da Prefeitura, mas em um layout completamente desorganizado – explicou o secretário.