O Campeonato Rural de Itaocara deste ano teve como campeão o time do Portela, que derrotou o Unidos, de Laranjais e Engenho Central, na decisão por pênaltis. A final aconteceu na no dia 18 de outubro, no Estádio Municipal Tenente Paulo Inácio de Araújo.
No primeiro tempo, Portela chegou a marcar um gol impedido. Ainda no primeiro tempo, o zagueiro e capitão do Unidos, Marlon Tessary (camisa 4), precisou ser socorrido por uma ambulância do Hospital Municipal de Itaocara após se machucar durante a partida.
Por conta do socorro de Marlon, o jogo foi interrompido por alguns minutos. Já no segundo tempo, foi a vez de Unidos marcar o gol, também impedido: 1 a 1. A decisão acabou nos pênaltis, obtendo o resultado de 3 a 2 para o Portela.
Apesar da rivalidade das torcidas do Portela e do Unidos, a partida seguiu tranquila e sem tumultos. Entretanto, eram notórias as provocações por parte de torcedores, entre elas o ato de jogar cerveja nos jogadores do time rival.
Mesmo ferido, o zagueiro e o capitão do Unidos retornaram ao campo após o final do jogo para levantar a taça de vice-campeão. Já no Portela, o capitão Bigu levantou a taça de campeão junto com os demais jogadores e torcedores.
Além das taças de campeão e vice-campeão, também foram entregues troféus de melhor artilheiro, melhor goleiro e Chuteira de Ouro.
Na categoria Aspirante, Conceição se consagrou campeão e Unidos ficou novamente com o título de vice-campeão.
O prefeito do município de Itaocara, Gelsimar Gonzaga, fez questão de estar presente no campo, durante a final, e participou da cerimônia de entrega dos troféus aos vencedores.