Maioria dos municípios vai garantir a diversão com blocos e bailes populares
O Carnaval deste ano, mesmo no mês de março, dois meses após às festas de fim de ano, e com as atuais administrações municipais em seu segundo ano de mandato, está demonstrando uma queda nas participações das escolas de samba nas avenidas das cidades da região.
Em Cantagalo, somente uma escola irá para a avenida, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Cantagalo (Gresuc), a Vermelha e Branca. As outras três estão sem diretoria ou com prestação de contas de carnavais anteriores não aprovadas, o que as impede de receber recursos da Prefeitura. No passado, o Carnaval cantagalense já teve a participação das escolas de samba de Boa Sorte (Mocidade Independente de Boa Sorte), Santa Rita da Floresta (Unidos de Floresta), a Mocidade Independente de Cantagalo, a Verde e Branca (Centro), a Unidos de Cantagalo, a Vermelha e Branca (Centro) e a Flor de Lis (Santo Antônio e São José).
Mas o Carnaval de Cantagalo terá a participação de vários blocos, entre eles o Me Leva, Amigos do Boi da Tuta e o Tradição Filhos do Álcool. Este ano, a cidade trabalha temas voltados ao bicentenário do município, que será completado em 9 de março, com a festa começando no Carnaval e se estendendo até o dia 16 de março, com programações culturais, musicais e recreativas.
Na cidade de Cordeiro, duas escolas de samba irão participar do Carnaval deste ano: o Grêmio Recreativo Escola da Samba Unidos do Rodolfo e o Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de São Manoel. As escolas do Retiro Poético e a Mocidade Independente de Cordeiro (Gresmic) não estarão na avenida este ano.
Em Duas Barras, já é tradição duas escolas de samba desfilarem no Carnaval. Uma na sede e outra no distrito de Monnerat. A Escola de Samba Unidos do Morro (Esum) desfilará na cidade e o Grêmio Recreativo Escola de Samba de Unidos de Monnerat (Gresum) desfilará no segundo distrito. O pré-carnaval deste ano, em Duas Barras e Monnerat, foi muito animado, com grande público nas duas localidades, que contaram com shows.
Em Nova Friburgo, a escola Alunos do Samba não irá desfilar, pois sua quadra foi interdita, inviabilizando a realização de eventos. Isso prejudicou a participação da escola. Já em alguns carnavais de Nova Friburgo as escolas de samba Acadêmicos do Prado e Unidos do Amparo não têm desfilado. Este ano, estão previstas três escolas na avenida.
Em Macuco, mais uma vez não haverá a participação de escolas de samba. A escola Raça Macucana, que há dois anos não desfila. A Beija-Flor de Macuco há mais de quatro anos também não participa do Carnaval. Segundo o secretário de Turismo, Beto Lattanzi, existem projetos para que, no próximo ano, essas escolas voltem a desfilar, o que já foi tradição no Carnaval de Macuco, que, este ano, contará com blocos e vários shows na avenida.
São Sebastião do Alto não possui escolas de samba, somente blocos animam o Carnaval. Em Bom Jardim, como já é tradição de muitos anos, não há escolas de samba, mas, em compensação, os blocos animam o Carnaval com grande participação da população e de visitantes. Em Trajano de Moraes, que também não tem escolas de samba, a Prefeitura promove shows em várias localidades, além de blocos animando o Carnaval.
Na cidade de Carmo, o Carnaval contará com duas escolas de samba na avenida: Grêmio Recreativo Escola de Samba União da Capela, que desfilará no dia 3 março, segunda-feira, e o Grêmio Recreativo Escola de Samba Em Cima da Hora, que estará na avenida no dia 4 de março, terça-feira.
Os blocos Unidos do Vira Copos, Esquenta Carmo e da
Carreta também estarão desfilando na avenida carmense. Haverá shows com as bandas Strategya, Perfil, Nitro e Massa.
Nas redes sociais, o que mais se vê são pessoas comentando sobre o Carnaval na região, cada um dando a sua opinião ou querendo saber detalhes sobre a programação, até porque várias prefeituras só divulgaram a programação oficial esta semana três ou quatro dias antes da abertura do evento, que, normalmente, é realizada na sexta-feira.
A internauta Maria do Carmo Carvalho Silva, afirmou que Carnaval é a maior festa folclórica do país. “Merece todo respeito, carinho e apoio. Parabéns a toda equipe pela organização. Que neste momento possam também realizar um trabalho voltado à prevenção das drogas, que destroem a vida humana. Carnaval é alegria, é recordação, é reencontrar amigos”.
De qualquer forma, a programação da região sempre atrai turistas. Vários deixam os grandes centros e vêm para o interior em busca de uma folia mais tranquila, onde possam se divertir sem grandes preocupações, inclusive deixando seus filhos menores bem mais à vontade.
A rede hoteleira registra grande movimento e uma taxa de ocupação bem alta nesta época do ano. Muitas oferecem esportes radicais e outras atividades de lazer para adultos e crianças, na expectativa de cativar o cliente, que está na região em busca de diversão e, ao mesmo tempo, tranquilidade.