De acordo com a Secretaria de Educação, as pré-inscrições é que serão responsáveis por dar o norte à realização do curso, que já formou 48 profissionais – 21 na primeira turma, concluída em julho de 2011, e 27 na segunda, que se formou em julho deste ano. A partir da quantidade de interessados é que será publicado o edital com todas as informações sobre o processo seletivo, que sempre é realizado para tornar justa a ocupação das vagas, que, normalmente, não costumam exceder a 40 por turma.
A preferência é para os que tenham cursado o ensino médio em escola das redes públicas federal, estadual ou municipal, já que o curso é pós-médio. Poderão participar da seleção candidatos que tenham concluído ou venham a concluir o ensino médio até a realização das matrículas, após o processo de seleção.
A título de informação, a Secretaria de Educação divulgou que o curso é composto de três módulos, com carga horária total de 1,4 mil horas. Os estágios, na fase prática, também são obrigatórios para a garantia do recebimento do diploma ao final do curso. Normalmente, a duração total é de 18 meses.
O curso oferecido em Cantagalo é gratuito e possui registro no Conselho Regional de Química da 3ª Região (Rio de Janeiro e Espírito Santo), além de parecer favorável do Conselho Federal de Química (CFQ).
Na parceria, a Prefeitura de Cantagalo participa com a cessão do local para a realização das aulas, garantindo, ainda, o corpo docente, com contratação temporária de professores para as aulas práticas e técnicas, além de profissionais para as aulas das disciplinas básicas, no modo teórico, como língua portuguesa, matemática, química, entre outras.
Já a Lafarge participa com a estrutura técnica, oferecendo completo laboratório para a instalação do curso, montado na Escola Municipal Maria Bellieni D’Olival, no bairro Santo Antônio, onde são ministradas as aulas, em período noturno, de segunda a sexta-feira.