Aproveitando viagem a Brasília semana passada, o prefeito de Cantagalo, Saulo Gouvea (PT), esteve reunido com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, com quem tratou especificamente do tema ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços).
– Embora este seja um tributo estadual, o que discutimos foi uma forma de levar Cantagalo a agregar valores junto às três fábricas de cimento instaladas no município e aumentar a arrecadação, que tem caído consideravelmente nos últimos anos – explicou o prefeito.
Durante a audiência com o ministro, Saulo Gouvea também conversou com José Antônio de Freitas, executivo da Kienbaum em Porto Alegre (RS), uma das maiores empresas do mundo em consultoria em gestão do capital humano. Eles discutiram gestão pública, pois, na Alemanha, sede da empresa, 20% das receitas são no setor público, segmento no qual Freitas atua há mais de 30 anos.
No Brasil, o executivo contou que iniciou consultoria em serviço público em 2011, quando implantou projetos de transformação na Prefeitura de Porto Alegre. “As duas conversas foram bastante proveitosas, o que nos abre novos horizontes, principalmente se abrirmos espaço para essas novas experiências”, destacou o prefeito.