Saldo positivo. Este foi o resultado da visita do prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral (PSD), a Brasília, entre 29 e 31 de outubro. A agenda foi composta por audiências em cinco ministérios: Cidades, Educação, Turismo, Trabalho e Emprego e na Secretaria Nacional de Aviação Civil. O prefeito aproveitou para tomar conhecimento do projeto para a implantação de um aeroporto na zona rural do município.
No intuito de obter novos recursos federais para Nova Friburgo, o prefeito também visitou os gabinetes dos 46 deputados e três senadores da bancada do Rio de Janeiro, onde protocolou propostas de emendas parlamentares destinadas ao município no Orçamento da União de 2014. Na ocasião, o prefeito se encontrou com vários parlamentares e reforçou os pedidos voltados para as áreas de saúde, educação, agricultura, assistência social, urbanismo, entre outras.
No Ministério das Cidades, foram dois encontros. O primeiro, para sacramentar o Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Desastres Naturais, elaborado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica); o segundo, para tratar da continuidade do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Conselheiro Paulino.
O resultado dos dois encontros gerou a marcação da visita de representantes da Jica a Nova Friburgo em 14 de novembro, quando será iniciado o projeto piloto de transferência de conhecimento de peritos japoneses em especialidades como a política de gerenciamento de desastres naturais, avaliação e mapeamento de risco, previsão e alerta, regulamentação e planejamento do uso da terra, planejamento de prevenção e recuperação, enchentes e meteorologia. O prefeito também conseguiu o aval do Ministério das Cidades para dar continuidade às obras do PAC e, ainda, a inclusão de um projeto de uma estrada ligando a RJ-130 ao bairro de Olaria, via Granja Spinelli.
No Ministério da Educação, o prefeito deu andamento ao processo de desapropriação da fábrica Ypu para a instalação do campus da Universidade Federal Fluminense (UFF), com novos cursos superiores, em especial, o de medicina. No Ministério do Trabalho e Emprego, foram discutidos dois convênios destinados à agricultura familiar e catadores de lixo.
O prefeito também esteve no Ministério do Turismo para tratar de parcerias para eventos como Natal, réveillon, carnaval e Festa da Flor, mas aproveitou para discutir a construção do pórtico de Theodoro de Oliveira.