O Conselho Comunitário de Segurança Pública de Macuco realizou a primeira reunião de 2014 dia 4 de fevereiro, na Câmara, com a presença do inspetor de polícia, Fabrício, representando o delegado de Cordeiro e o tenente Bezerra, da Polícia Militar, além de autoridades do município, como o prefeito Félix Lengruber (PMDB).
A reunião foi convocada devido a roubos que ocorreram na cidade recentemente e que vêm preocupando os moradores. A próxima reunião será dia 13 de março, às 19h, na Câmara, e devem acontecer mensalmente.
Apesar do conselho se reunir há quatro anos, desta vez a movimentação e participação por parte da comunidade foi maior, segundo o presidente Magno Júnior. O encontro serviu para esclarecimentos acerca dos ocorridos e, como objetivo do conselho, discutir soluções para melhorar a segurança.
Na ocasião, o tenente Bezerra informou que dois homens identificados como autores dos últimos roubos realizados em Macuco foram presos esta semana. Eles haviam roubado em outras cidades, mas não puderam ser reconhecidos antes.
– Fiquei feliz por ter essa participação grande da comunidade. Espero que todas as próximas sejam assim. Estamos aqui para, juntos, buscarmos soluções. Macuco ainda é muito ordeiro e o que sai disso causa preocupação. Quero ressaltar que a polícia precisa da ajuda de cada morador. Não deixe de ligar para o 190 dando informações com o máximo de detalhes possíveis. A identidade não precisa ser revelada. Isso em relação a tudo: furtos, drogas e movimentação fora do comum. Precisamos da ajuda de todos – disse o representante da Polícia Militar.
O prefeito Félix Lengruber informou que está fazendo licitação para a instalação de câmeras na cidade e pretende preparar e treinar a guarda, que é apenas patrimonial, para atuar como guarda municipal. “Além de preparamos a nossa guarda, o que vai levar um tempo para treinamento, adaptação, claro, também teremos, em breve, a instalação da Delegacia Legal em Macuco, o que, acreditamos, trará mais segurança”.