No último domingo,14, o prefeito Johnny Maycon, veio, por meio das redes sociais, apresentar esclarecimentos sobre uma suposta crise no transporte público de Nova Friburgo. A ação foi tomada após a circulação de notícias sobre uma possível paralisação das atividades da empresa Nova FAOL, responsável pelas linhas de ônibus da cidade.
Em vídeo, Johnny Maycon esclareceu os principais rumores sobre o assunto e deu detalhes da difícil relação entre a gestão municipal e a concessionária de ônibus. Desde 2018, a empresa atua sem contrato com o município e está a 28 meses sem firmar parcerias com a prefeitura.
Uma das questões levantadas pelo prefeito sobre o tema, foi a prestação inconsistente de alguns serviços da Nova Faol. Segundo ele, a concessionária tem diminuído horários e itinerários pela cidade, ocasionando prejuízos à população. Além disso, o prefeito destacou que a empresa cometeu “algumas injustiças” nos últimos anos, que levou à demissão de funcionários. Para ele, são esses motivos que geram um impacto tão negativo para o transporte público na cidade.
A fim de resolver a situação e melhorar logo a questão da mobilidade urbana, Johnny Maycon, ressaltou que a prefeitura está buscando firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a empresa de ônibus. Porém, ainda não há um consenso entre ambas as partes. De acordo com o prefeito, a concessionária estaria evitando a aplicação de um dispositivo que garanta mais fiscalização ou gere penalidades, quando a mesma não cumprir com suas obrigações no município.
Enquanto o acordo entre as duas instituições não acontece, Johnny Maycon ressaltou que em nenhum momento vai firmar uma parceria que seja desvantajosa para a população. Segundo ele, a maior intenção da prefeitura é que a população friburguense tenha um transporte público “digno, de qualidade e que seja satisfatório”.
Redução de linhas municipais
Na última segunda-feira, 15, a empresa Nova Faol veio a público informar a redução de linhas municipais em Nova Friburgo. Agora, 11 linhas de ônibus estão com os horários reduzidos na cidade. O motivo, seria a redução de gastos e a crise ocasionada pela pandemia do novo coronavírus.
Veja, abaixo, o informativo da concessionária de ônibus: