Ao lado da secretária de Educação, Albertina Wermelinger; dos assessores Sheila Maia e Douglas Senra e visivelmente feliz com os resultados amplamente positivos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Duas Barras, o prefeito Alex Rodrigues (PMDB) destacou a importância dos números apresentados pelo Ministério da Educação.
– O momento é especialmente favorável para o nosso governo na área da educação, por isso temos motivos de sobra para comemorar. Afinal de contas, mesmo sabendo que muito ainda precisa ser feito, temos certeza de que estamos no caminho certo e que os desafios estão sendo enfrentados com determinação e coragem, apesar da crise que atravessa o nosso país e que afeta, consideravelmente, pequenos municípios como o nosso, que dependem de repasses de recursos externos para vencer seus principais desafios nas áreas de educação, saúde, entre outras. Aproveito a oportunidade para parabenizar não só a secretária Albertina Wermelinger, mas todos que atuam na área da educação do nosso município – reforçou.
Instituído pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação, para medir a melhoria da qualidade da educação básica no país, o Ideb foi criado em 2005 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) com o objetivo de medir, em um só índice, o fluxo escolar e a média dos desempenhos nas avaliações dos alunos. Basicamente, para avaliar esse índice nos municípios, o Ministério da Educação avalia o índice de repetência, o índice de evasão escolar e os resultados da Prova Brasil, tomando como base os dados do Censo Escolar fornecido pelas secretarias de Educação de cada município.
Segundo a secretária, “a educação Duas Barras, que, a exemplo do restante do mundo, também vive momentos de importantes transformações, considerando os avanços tecnológicos e as novas formas de abordagens em busca do saber, tem, sim, motivo para comemoração, já que, na avaliação geral do Ideb, registramos um claro crescimento. Isso é o resultado dos sérios investimentos que o governo do prefeito Alex Rodrigues está realizando na área da educação e de que a nossa secretaria, contando com o apoio e profissionalismo de toda a nossa equipe, está fazendo a sua parte com responsabilidade. Para melhorar, ainda mais, as nossas condições de avaliação, precisamos continuar trabalhando pela melhoria da valorização do professor e de todos aqueles que atuam na educação, aderindo aos programas e proposta sugeridos pelo Ministério da Educação, em especial a participação nos cursos de formação e atualização dos nossos profissionais”.
A secretária informou, ainda, que, com a definição do Plano de Trabalho para 2015, que acontece agora, no mês de setembro, a Secretaria de Educação estará definindo suas prioridades, dentre as quais, além de investimentos em formação de seus profissionais, prevê, também, priorizar o setor tecnológico com dinamização dos laboratórios de informática e garantir a conquista de oito milhões para construção de três escolas no município.
Dos dados apresentados pelo Ideb do 4º ao 5º ano escolar, que, em 2011, era de 3,3, saltou para 4,3, quando o índice proposto pelo Ministério de Educação era de 4,2. Portanto, ultrapassamos as expectativas do Ministério da Educação.
Já do 8º ao 9º ano escolar, saltou de 4,3, em 2011, para 4,6, em 2013, quando o índice proposto pelo Ministério da Educação era de 5, o que indica uma tendência de crescimento.
Escolas se destacam em Duas Barras
Os números para a Educação de Duas Barras são melhor compreendidos quando se analisa o Ideb das escolas municipais, a exemplo:
1 – Escola Ex-Combatente Amâncio Pinto, na sede, que, do 4º ao 5º ano escolar, registrou o índice de 4,3 e que, do 8º ao 9º escolar, ultrapassou as expectativas do Ministério da Educação, que propôs a meta de 3,1 ao registrar um expressivo índice de 3,6, ficando bem acima do exigido;
2 – Escola Professora Liberalina Alves Ribeiro de Souza, no distrito de Monnerat, que, do 4º ao 5º ano, cumpriu o índice de 4,7 proposto pelo Ministério da Educação ao registrar o crescimento de 4,7 no Ideb, e do 8º ao 9º escolar, que registrou 4,7.
3 – Escola Vereador Alberto Alvino de Mattos, localizada em Fazenda do Campo, zona rural do município, que, na condição de escola rural, só passou a ser avaliada pelo Ministério da Educação a partir de 2013, registrando, do 4º ao 5º ano escolar, o expressivo índice de 5,2 no Ideb.