O prefeito ainda desabafou: “temos um grande desafio pela frente: levantar a autoestima dos friburguenses. Nossa cidade está triste, cheia de cicatrizes. Estamos vivendo um cenário decadente, principalmente o econômico, que se instalou há anos”, declarou Xavier.
Ao decorrer de sua mensagem, o prefeito foi muito enfático ao dizer que “agora é hora de união, não de disputas políticas. Temos de trabalhar juntos para obtermos respostas positivas para a população. Não temos mais tempo para errar, sequer para testar. O município, que tanto sofreu com a tragédia climática e a catástrofe política, não pode tolerar mais falhas. É hora de união, e toda união precisa de bases sólidas e essa solidez necessita do apoio de vocês. Vamos enfrentar os problemas de frente” finalizou.
O líder do governo na Câmara, Roberto Wermellinger, agradeceu a presença do prefeito na solenidade. O presidente da Casa, vereador Luciano Faria, destacou que foi muito positiva a presença de Sérgio Xavier, assegurando que, “nos últimos anos, Serginho (como foi chamado) foi o único prefeito que participou da abertura dos trabalhos do Legislativo municipal”, disse Faria.