A divulgação não informou muitas questões técnicas em torno da pesquisa, como metodologia e margem de erro. Mesmo assim, foram avaliados três prefeitos da região: Saulo Gouvea (PT), de Cantagalo; Rogério Cabral (PSD), de Nova Friburgo; e Carlinhos Gomes (PSDB), de Trajano de Moraes.
Enquanto o chefe do Executivo trajanense obteve 73% de aprovação, o friburguense Rogério Cabral obteve apenas 27% e, Saulo Gouvea, 53% de aprovação. Entre os entrevistados que consideraram o governo péssimo, Cabral lidera, com 33% contra 7% de Carlinhos e de Saulo. Já os que avaliaram como ótimo foram 20% em Trajano, 7% em Cantagalo e 0% em Nova Friburgo.
Analisando o seu desempenho positivo, Carlinhos Gomes afirmou que sempre implantou a seriedade na causa pública e que realiza obras de anseio da comunidade. Ele ressalta que o município de Trajano de Moraes tem cinco grandes distritos.
A notícia da aprovação do Governo Municipal encheu de alegria a população e a atual classe política trajanense. Esta semana, o prefeito Carlinhos Gomes anunciou um pacote de obras para o município.
O Instituto UP Pesquisa e Marketing também divulgou os dados para a corrida ao posto de governador do estado em 2014. Em um primeiro cenário, Garotinho (PR) teria 23% da preferência, contra 16% de Marcelo Crivella (PRB); 11% de Lindbergh Farias (PT); 6% de César Maia (DEM); 5% de Freixo (Psol); 4% de Pezão (PMDB); 3% de Jandira Feghali (PCdoB); 3% de Bernardinho (possível candidato do PSDB); 2% de Miro Teixeira (Pros); 1% de Milton Temer (Psol). Os votos em branco somaram 15% e nulos 11%.
O Instituto UP foi criado por Herich Ulrich, pesquisador, consultor político e professor. Ulrich foi um dos estatísticos que deram ao Ibope o nome que tem. Após 18 anos no Ibope, Herich saiu do instituto e formou a sua própria empresa, que também vem se despontando.