Esses encontros já haviam sido realizados anteriormente nos municípios de Magé, Tanguá e Cachoeiras de Macacu para tratar de assuntos ligados à segurança, mobilidade, saneamento e saúde, principalmente no que diz respeito aos impactos causados pelo Comperj (Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro), em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
No encontro, as sugestões deliberadas pelos prefeitos foram apresentadas em quatro eixos. Inicialmente, projetos voltados para a mobilidade e estruturação entre os municípios foram debatidos, com destaque para a necessidade de integração de alternativas rodoviárias, ferroviárias e aquaviárias. Como ação emergencial, foi sugerida a avaliação e adequação da malha rodoviária entre os municípios.
No que diz respeito à questão do saneamento, foi falado sobre a necessidade de um escritório técnico para auxiliar os municípios na implantação de um plano de saneamento, além de conseguir, junto ao Governo do Estado, um apoio para direcionar medidas compulsórias para a solução dos problemas neste sentido. Na sequência, foram apresentados estudos voltados para a estruturação da segurança do Conleste. Em pauta, a implantação de um gabinete de gestão integrada e a criação de um Conselho de Segurança para que cada município possa enviar, individualmente, suas demandas.
Por último, no eixo da saúde, foram apresentadas alternativas para fortalecer o planejamento regional, priorizando o investimento para o desenvolvimento da rede pública e o sistema de saúde integrada. Entre os itens apresentados estão a estruturação e qualificação da atenção materno-infantil e da rede de urgência e a estruturação de centros de diagnósticos para vigilância em saúde.
Após as apresentações, os prefeitos esclareceram dúvidas relacionadas aos temas propostos e definiram o que será apresentado ao vice-governador Luiz Fernando Pezão, ao Ministério das Cidades e à Casa Civil.
Participaram os prefeitos Rogério Cabral (Nova Friburgo), Waldecy Machado (Cachoeiras de Macacu), Helil Cardozo (Itaboraí), Solange de Almeida (Rio Bonito), Wanderson Alexandre (Silva Jardim), Válber Luiz de Carvalho (Tanguá) e Arlei de Oliveira Rosa (Teresópolis). Também estiveram presentes os representantes de Niterói, Rodrigo Neves, e de Magé, Edir Inácio da Silva.