O vereador Marcelo Verly (PSDB), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Nova Friburgo e coordenador de extensão do Instituto Politécnico da Uerj – campus Friburgo, e o músico Giovanni Bizzotto, subsecretário de Cultura, visitaram a Uerj, no Rio, no último dia 9 de agosto. No encontro, foram tratados diversos assuntos de interesse cultural, como a possibilidade de estabelecimento de parcerias, dentre elas a vinda de peças teatrais, oficinas artísticas e literárias, além de outras ações desenvolvidas pela Uerj.
Incentivo econômico
O vereador Zé da Uta (PSL) apresentou um projeto de Lei na Câmara de Cantagalo que regulamenta uma política de incentivo ao desenvolvimento econômico e social de Cantagalo e cria o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. O projeto prevê incentivos como terraplanagem ou isenção de impostos (IPTU, ISSQN e ITBI), por até 20 anos, de acordo com as regras estabelecidas, como número de funcionários contratados.
Advogado para oposição em Carmo
Foi aprovada, na Câmara de Carmo, uma indicação do vereador João Romão de Lima (PMDB) que prevê a contratação de um advogado para assessorar juridicamente a bancada de oposição local. A justificativa do texto é de que os atuais advogados da Câmara trabalham exclusivamente para atender os interesses institucionais da entidade. Isso limita a oposição de tomar certas medidas judiciais.
Ausências
Algumas ausências foram sentidas na comemoração do Dia do Escritor Cantagalense, lei municipal recém-aprovada, e que recebeu o nome de ‘Noite da Estrelas’. Entre eles, a da escritora, pedagoga e psicopedagoga cantagalense Ravena Medel, autora de três livros sobre educação que já são referência na área.
Indicação aprovada
O vereador Romerito José Ribeiro (PTB), de Carmo, teve sua indicação aprovada pelo plenário da Câmara. O texto solicita à Prefeitura a realização de convênio com o Governo do Estado para contratação de profissionais qualificados para atender o público da terceira idade através de projetos no município.
Doe sangue
O projeto de lei 45, apresentado este ano, do vereador Ciro Fernandes (PR), foi aprovado pela Câmara de Cantagalo e sancionado pelo prefeito Saulo Gouvea (PT). A nova regra autoriza os poderes Executivo e Legislativo a exibirem a frase ‘Doe Órgãos, Doe Sangue, Doe Vida!’ no rodapé de documentos de circulação externa, com exceção de documentos de caráter fiscalizatório.
Visitas e vistorias do presidente da Câmara
O presidente da Câmara de Cordeiro, Robson Careca (PDT), visitou e averiguou as condições do Ginásio de Esportes Eugênio Tavares, no bairro Rodolfo Gonçalves, junto ao secretário de Esportes. Segundo o vereador, o estado das instalações é precário e lamentável. Careca solicitou, então, um levantamento do valor necessário para reforma, adaptação e ampliação da quadra, no sentido de tentar viabilizar, através do Programa Somando Forças II, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, os investimentos necessários para a reforma.
Careca também visitou os bairros Manancial e Dois Vales (Buraco Quente) e conversou com moradores. Por conta disso, solicitou ao Poder Executivo um levantamento com as medições das ruas e serviços de infraestrutura que devem ser realizados.
Homenagem
A Câmara Municipal de Nova Friburgo realizou, na terça-feira, 20, às 18h, sessão solene comemorativa aos 10 anos de implantação e funcionamento do Polo Cederj (Centro de Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro) em Nova Friburgo, que já formou, nesse período, 286 alunas e alunos e forma, atualmente, 965 nos cursos de pedagogia, ciências biológicas, letras e geografia. Outros cursos deverão ser implantados no polo ao longo dos próximos anos. A homenagem é de autoria do vereador Marcelo Verly (PSDB).
Juventude
Uma sessão específica em comemoração ao Dia Internacional da Juventude foi realizada pela Câmara de Nova Friburgo no dia 15. A reunião discutiu as atuais políticas públicas para a juventude, envolvendo as esferas federal, estadual e municipal, tal como o Conselho Municipal de Juventude. Na pauta, a inclusão dos jovens nas discussões políticas e ferramentas para maior participação nas decisões. O dia é celebrado dia 12 de agosto, foi criado pela ONU, em 1999. A proposta é do vereador Wanderson Nogueira (PSB).