Obedecendo à Lei de Responsabilidade Fiscal, a Prefeitura de Cordeiro realizou, na última sexta-feira, dia 27 de setembro, na Câmara Municipal, a Audiência Pública de Prestação de Contas do Segundo Quadrimestre de 2019, seguindo o que define o parágrafo 4º, do artigo 9º da Lei Complementar 101/2000.
Embora tenha participado da apresentação das contas, respondendo inúmeros questionamentos dos moradores presentes, o prefeito Luciano Batatinha declarou que o público estava muito aquém das expectativas, já que seu objetivo era poder debater com a população os investimentos feitos no município a partir da exposição dos números do Relatório Resumido da Execução Orçamentária. “Esperava mais gente”, lamentou.
Na exposição – feita pelo secretário de Fazenda Thiago Romito; assessor Contábil Marcelo Badini; e controlador Geral interino Rodrigo Damião – a Receita Corrente Líquida do Segundo Quadrimestre de 2019 – arrecadada entre setembro de 2018 e agosto de 2019 – foi de R$ 74.530.070,33. Com investimentos em Educação e Saúde foram 22,85% e 13,99, respectivamente.
Com o FUNDEB, onde deve ser aplicado um mínimo de 60% na remuneração do magistério do Ensino Fundamental, em Cordeiro foram aplicados 93,45%. Isso significa quase 25% a mais. Ao lado da vice-prefeita Maria Helena, Luciano fez questão de destacar que continua saneando as finanças do município e que aos poucos vai conseguindo mudar o panorama caótico encontrado em 2017. “Estamos virando o jogo e mostrando que temos uma equipe comprometida com o erário público”, disse.
Todos os números apresentados durante a Audiência Pública podem ser encontrados no Portal da Transparência (www.cordeiro.rj.gov.br). Também participaram do evento a secretária de Saúde, Vânia Huguenin, e a vereadora Beth do Postinho, que também interagiu com a equipe de governo sobre alguns números.