A novela sobre o destino do prédio da Fábrica Ypu, na porta de entrada de Nova Friburgo, está próxima do fim. A Prefeitura adquiriu o imóvel por aproximadamente R$ 14,5 milhões no leilão da Justiça do Trabalho de Nova Friburgo realizado dia 24. Inicialmente, o imóvel de 330 mil metros quadrados estava avaliado em cerca de R$ 29 milhões.
– Estamos comprando a Fábrica Ypu pela metade do preço –, comemorou o prefeito Rogério Cabral (PSD) que deu aval à Secretaria Municipal de Fazenda e à Procuradoria Geral para sacramentarem a proposta. “Assim que for feito o depósito do valor e a Justiça do Trabalho confirmar a negociação iremos convocar uma coletiva para divulgarmos a destinação que daremos ao imóvel”, acrescentou.
De antemão, o prefeito diz que pretende utilizar parte do imóvel para a instalação de uma universidade pública, inclusive, com a implantação de um curso de medicina. A outra parte irá abrigar vários setores da Prefeitura, como as Secretarias de Obras e Serviços Públicos, além da Autran (Autarquia Municipal de Trânsito), entre outros. Vários departamentos, tais como almoxarifado das Secretarias de Saúde e Educação, serão transferidos para o prédio da Fábrica Ypu.