Foram dois grupos: um em 28 de setembro e outro em 2 de outubro
A Secretaria Municipal de Esportes de Nova Friburgo e o Serviço Social do Comércio (Sesc) levaram crianças do Núcleo de Atividades Esportivas de Duas Pedras, bairro da cidade, ao Vasco da Gama. Foram duas viagens: uma no dia 28 de setembro e outra no dia 2 de outubro. No dia 28, foi um grupo de crianças de 9 a 12 anos e, no dia 2, adolescentes de 13 a 17 anos. Compuseram o grupo 36 crianças, ao todo, dois professores e dois funcionários do Sesc.
De acordo com o secretário municipal de Esportes, Renato Satyro, foi realizada uma parceria com o Sesc-Rio (unidade Nova Friburgo), na qual a instituição proporcionou um passeio cultural e esportivo. “O Sesc nos cedeu um ônibus. Esse passeio incluiu visitas a museus, Biblioteca Nacional e outros centros culturais. Para esse passeio, o Sesc cedeu o ônibus e ofereceu almoço. Nosso papel foi levar as crianças, dar o lanche da tarde e criar uma série de informações que vão ser anexadas pelo Sesc para que, no futuro, o Sesc faça uma parceria com as famílias dessas crianças. Essas crianças vão ter acesso a tudo que for gratuito no Sesc”, explicou.
– Somos muito gratos a Marta Tuller, no Rio de Janeiro, que é coordenadora de eventos do Clube de Regatas Vasco da Gama, e que abriu as portas para a gente. Os funcionários do clube nos receberam muito bem, fizeram um tour pelo clube, nos levaram à sala de troféus, explicaram a história do clube. Durante a manhã, fizemos a parte cultural; fomos à Praça XV, à Casa França-Brasil, à Biblioteca Nacional e à Casa da Moeda. Na parte da tarde, nosso compromisso foi esportivo. Fomos ao Vasco da Gama, onde os alunos fizeram um tour de uma hora e trinta minutos, passando pela sede, tribuna de honra, a capela, a concentração e o gramado. No segundo passeio, nós fomos recebidos por Roberto Dinamite na sala da presidência. Os meninos adoraram, até quem não era vascaíno ficou encantado”, destacou Renato Satyro.
O secretário de Esportes relatou, também, a importância dessa experiência, “porque a maioria dessas crianças nunca tinha saído de Nova Friburgo. Os pequenos ficaram eufóricos, pois foi a primeira vez que sairiam de Nova Friburgo, primeira vez que iriam viajar com os amigos, sem os pais, e, depois, conhecer o Vasco, que é um clube profissional, que eles só viam pela televisão. Eles ficaram realmente encantados, pois o clube é muito bonito e pela atenção que receberam. O Vasco só abre essas exceções para projetos sociais como o nosso, pois, normalmente, eles cobram pela visitação. Nós conseguimos um patrocinador que estampou a marca dele. Com isso, as crianças foram uniformizadas com uma camisa branca, padrão, e um crachá contendo todas as informações necessárias – nome, endereço e telefone”, afirmou o secretário Renato Satyro, entusiasmado com os resultados obtidos.