Entre os serviços, o Hospital deverá garantir acesso gratuito a consultas médicas em clínica geral, especializada e de pré-natal; exames radiológicos e laboratoriais; cirurgias, inclusive relacionadas com o parto; internação hospitalar com alimentação e medicamentos.
A lei municipal aprovada na Câmara garante que os repasses só serão efetuados depois de cumpridas as exigências do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) pela Deliberação nº 200 e demais exigências legais, e também após consulta ao Conselho Municipal de Saúde.
Outra exigência é a apresentação de uma prestação de contas mensal por parte do presidente da Associação Hospitalar São Francisco de Paula para a Secretaria Municipal de Saúde e para a Câmara Municipal.
Atualmente, com a mudança de gestão, que agora é responsabilidade da Associação Hospitalar São Francisco de Paula, o Hospital Francisco Limongi pode assinar convênios com operadoras de planos de saúde, como assinado recentemente com a Unimed.
Além disso, em breve será inaugurada uma obra de reforma do hospital financiada pelo Governo do Estado, possivelmente com a presença do governador Sérgio Cabral.