Em vias de perder toda a sua sede na Avenida Galdino do Valle Filho, no Suspiro, o Clube de Xadrez começa a enxergar uma luz no fim do túnel: salvar parte do imóvel de uma execução judicial proveniente de uma vultosa dívida com a concessionária de água e esgoto. Uma negociação neste sentido está sendo desenvolvida pela atual diretoria do clube com a Prefeitura de Nova Friburgo.
O prefeito Rogério Cabral (PSD) informou, depois de vistoriar o clube junto com engenheiros da Prefeitura, que está negociando a desapropriação amigável de praticamente metade do imóvel, onde estão localizados o salão principal e a academia ao ar livre do Centro de Convivência da Feliz Idade, espaço que o município aluga há anos. “O imóvel [parte do Clube de Xadrez] interessa à Prefeitura. Estamos dialogando [com a diretoria do clube] para que seja feita uma desapropriação amigável. Nosso projeto é dar uma sede própria ao Centro de Convivência da Feliz Idade, aumentando os serviços oferecidos à comunidade”, destacou o prefeito.
Além da ampliação do Centro de Convivência da Feliz Idade, outra preocupação do Governo Municipal é que a área do Clube de Xadrez seja preservado de especulações imobiliárias.
– O prédio do Clube de Xadrez faz parte da história de Nova Friburgo e temos que preservá-lo – acentuou o prefeito Rogério Cabral.