Aulas serão iniciadas em julho, logo após à festa da cidade
A Prefeitura de Carmo, em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), realizou a aula inaugural do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no município. O evento foi realizado na Escola Municipal Antônio Russier, onde serão ministrados os cursos.
O programa oferecerá formação nas áreas de auxiliar administrativo e auxiliar de secretaria escolar, tendo 90 dias de duração cada. Todas as vagas foram preenchidas desde o mês de abril, contando com um total de 51 alunos.
Estiveram presentes à cerimônia o prefeito César Ladeira (PT); o vereador Marco Dalboni (PPS); o representante do Legislativo de Sapucaia, vereador Egenor Curty (PT); o coordenador geral do Pronatec, Heraldo Fernandes; a professora da UFRRJ, Solange de Souza, além de diversas outras autoridades municipais.
– O Pronatec começou com três cursos em 2012. Hoje, já estamos em cinco municípios: Serópedica, Paracambi, Japeri, Carmo e Campos dos Goytacazes. Vai ter uma equipe local e o pessoal da UFRRJ vai estar presente também. Vocês têm que cumprir 75% da grade escolar, então se organizem para não ter problemas – afirmou Heraldo Fernandes em discurso.
Os cursos devem ser iniciados logo após à festa de Carmo, em julho, e os alunos receberão certificados da UFRRJ. As duas áreas têm grande demanda no município e na região, sendo obrigatório o ensino fundamental completo para participar do curso.
– Nós temos uma oportunidade excepcional de ter, em Carmo, uma faculdade renomada, reconhecida em toda a América Latina. Não vamos perder esta oportunidade. Esse programa só vai dar certo se esta primeira turma der certo. A dificuldade é importantíssima na vida. Não tem vencedor que não tenha enfrentado uma grande batalha – finalizou César Ladeira.