Associações comerciais, de moradores, produtores e outras entidades da organização civil não poderão mais receber recursos para a realização de festas em suas localidades. As prefeituras utilizavam as associações para repassar recursos no sentido de facilitar a contratação de shows nas festividades, sem a necessidade de realizar licitações. O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) já emitiu parecer proibindo este tipo de repasse para as associações.
Mais mudanças
Mais uma mudança ocorrida na Secretaria de Saúde de Cordeiro. O médico cirurgião Edmilson Ornellas assumiu a Secretaria Municipal de Saúde em substituição a Carlos Henrique Andrade.
O prefeito Salomão Lemos (PR) afirmou que Carlos Henrique Andrade saiu por escolha própria, por não poder acumular duas funções.
Plantão de Notícias
O jornalista Maurício Menezes foi o convidado para se apresentar durante o Congresso de Jornais realizado em Búzios. Ele conta, em seu show, as gafes cometidas pelos jornalistas na televisão, rádio e jornais. Ele citou uma manchete publicada em um jornal de Nova Friburgo alguns anos atrás: “Prefeito dormiu bem e acordou morto”.
‘Ninguém fica rico fazendo jornal no interior’
O empresário e presidente da Associação de Diretores de Jornais do Interior do Estado de São Paulo, Carlos Baladas, afirmou que “ninguém fica rico fazendo jornal no interior”, mas é uma atividade muito envolvente. A afirmação foi feita durante palestra no Congresso de Jornais do Interior, realizado na cidade de Búzios, no último final de semana.
Carlos Baladas afirmou que os jornais do interior, chamados por ele de “jornal local”, terão muitos anos de vida, pois a atual geração ainda lê jornal impresso.
Deputado estadual
Faltando nove meses para as eleições, alguns nomes são citados como possíveis candidatos a deputado estadual nas eleições de 2014: Affonso Monnerat (ex-prefeito), Ciro Fernandes (vereador), Marcos Medeiros (ex-vereador) e Joel Araújo Wermelinger (empresário).
Compra de shopping
O prefeito de Cantagalo, Saulo Gouvea (PT), continua com o propósito de comprar o prédio do shopping, no Centro da cidade, para a implantação do Centro Administrativo. A Prefeitura quer conseguir recursos para a aquisição e conclusão da obra, ainda inacabada.
Centro Vocacional Tecnológico
A Prefeitura de Cordeiro inaugurou, no último dia 6 de novembro, o Centro Vocacianal Tecnológico (CVT), que está instalado no Parque de Exposições Raul Veiga. O CVT vai atender a jovens de Cordeiro e região, inicialmente com cursos voltados para o setor metalmecânico. Os dois cursos iniciais, que serão oferecidos gratuitamente a 48 alunos pré-selecionados, são os de leitura e interpretação de desenho técnico e de medição industrial, ambos sob a chancela do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Quando estiver em pleno funcionamento, o CVT irá oferecer, também, cursos de solda, usinagem, projetos e desenho técnico, atendendo a até 100 alunos simultaneamente.
Campanhas
As duas associações comerciais – Cantagalo (Aciacan) e Cordeiro (Aciacor) – estão realizando grandes premiações para os clientes que fizerem compras nas cidades. Em Cordeiro, um carro e duas motos; em Cantagalo, um carro e uma moto são os prêmios para os clientes.
Centro Administrativo
O prefeito de Cordeiro, Salomão Lemos (PR), anunciou a inauguração do Centro Administrativo, no antigo prédio da Delegacia de Polícia, na Avenida Presidente Vargas, que foi totalmente reformulado. A inauguração está marcada para o dia 23 de novembro.
Sem vergonha de ser desonesto
Durante palestra no Congresso de Jornais do Interior, realizado em Búzios, no último final de semana, o promotor de Justiça de Conceição de Macabu, Ricardo Zouein, afirmou que “o brasileiro não tem mais vergonha de ser desonesto”.
Sua palestra sobre a lei da informação deixou os jornalistas presentes muito interessados no assunto. Ricardo Zouein está em Conceição de Macabu há mais de 10 anos.
Menos deputados
Bancadas estaduais divididas causaram o adiamento da votação do projeto que suspende a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que alterou o tamanho da representação de alguns estados na Câmara para as eleições de 2014. Pela resolução, Rio de Janeiro, Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Sul perderão uma cadeira, enquanto Paraíba e Piauí terão dois deputados a menos. O maior beneficiado é o Pará, que ganhará mais quatro deputados federais.
Rádios AM para FM
O processo de migração do AM para o FM é um procedimento de adaptação de outorga das emissoras da faixa de ondas médias para a faixa de frequência modulada. Esse procedimento se tornou necessário devido ao aumento das interferências, em especial urbanas, que acontecem na faixa de frequência em que as rádios AM se encontram. Os radiodifusores se uniram e, por meio da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert), apresentaram ao Ministério das Comunicações a proposta de adaptação do serviço.