O governador Luiz Fernando Pezão entregou, em 22 de dezembro de 2015, 276 veículos a 91 municípios para auxiliar no transporte de pacientes e reforçar as ações de combate ao mosquito aedes aegypti. As prefeituras receberam a doação de 170 carros da Secretaria de Estado de Saúde, adquiridos com verba do Ministério da Saúde, para uso em investigação de casos de dengue, chikungunya e zika vírus. Já o RioSolidario e a Loterj distribuíram 106 carros e ambulâncias, que atuarão no deslocamento de pacientes que precisam realizar procedimentos médicos em outras localidades.
– Os municípios precisam de carro para as ações, precisam de ambulância para transportar seus pacientes. E essa é uma verba específica para a Vigilância Sanitária, que é destinada para isso – ressaltou o governador Luiz Fernando Pezão.
A verba investida na aquisição dos veículos distribuídos pela Secretaria de Estado de Saúde foi proveniente do Ministério da Saúde e é referente à rubrica Vigilância em Saúde, para uso exclusivo em ações de vigilância epidemiológica (apoio às equipes de campo, transporte de amostras, investigação de casos, entre outras) a serem definidas pelos municípios.
Os veículos foram distribuídos da seguinte forma: municípios com população superior a 160 mil habitantes receberam três carros; municípios com população entre 23 mil e 160 mil habitantes receberam dois carros; municípios com população inferior a 23 mil habitantes receberam um carro. Após a entrega, cabe aos municípios a transferência da documentação e todas as demais despesas geradas com seu uso, assim como o acompanhamento das atividades.
Pacientes – Outros 106 carros e ambulâncias foram distribuídos pela Loterj a 53 municípios, em parceria com o RioSolidario, como parte do programa Loterj Já – Mobilidade com Qualidade. As prefeituras se inscreveram para participar do edital, lançado em agosto, apresentaram os documentos necessários e foram habilitadas no início deste mês.
– Tenho certeza que será muito útil para a saúde desses municípios. Sabemos a dificuldade que é fazer saúde nesse país, nesse estado. E, sem os municípios, a gente não caminha. Estamos entregando os veículos a 53 prefeituras, mas esperamos superar os entraves para chegar aos 92 municípios – disse a primeira-dama do estado e presidente do RioSolidario, Maria Lúcia Horta Jardim.
Para o prefeito de Sapucaia e presidente da Associação Estadual de Municípios (Aemerj), Anderson Zanon, os veículos serão fundamentais para intensificar as ações de vigilância e melhorar o atendimento à população da cidade. “A prevenção às doenças é muito importante. E, como não temos hospital, os veículos também vão ajudar a remover os pacientes para outros municípios com mais conforto e agilidade”, garantiu o prefeito.
De acordo com a prefeita de São Sebastião do Alto, Rosângela Pereira Borges do Amaral, os veículos vão reforçar os programas já desenvolvidos pelo município no que diz respeito a ações de saúde. “Tanto para transporte de pacientes que precisam realizar tratamento fora do município quanto no apoio às equipes de campo, transporte de amostras, investigação de casos e focos do mosquito aedes aegypti, entre outras investidas”, destacou a prefeita.
O prefeito de Cantagalo, Saulo Gouvea, disse que os veículos, sem dúvida, vão reforçar os programas já desenvolvidos pelo município. “Justo agora, que estamos intensificando essas ações”, disse.