O curta tem como objetivo mostrar os acontecimentos comuns de nossas vidas, que se tornam histórias marcantes, as quais merecem ser transmitidas a todos. As histórias contadas no curta são as narrativas premiadas no I Prêmio Euclidiano de Pequenas Narrativas, realizado pelo Ponto de Cultura Os Serões do Seu Euclides, ano passado.
No seu segundo ano, o Prêmio Euclidiano recebeu mais de 100 inscrições de alunos de todas as redes de ensino do município de Cantagalo, sendo selecionadas dez narrativas de cada categoria. No evento, realizado no último dia 15 de junho, todos os finalistas receberam certificado de participação e ainda foram premiadas 13 pessoas de diferentes idades com o tema ‘Minha Família tem História’, em que cada história retratou um pouco da sua família e das histórias por ela vividas. Desta forma, todas merecem destaque.
Na categoria 6º e 7º anos, foram premiadas Raissa Neves (Escola Municipal Maria Bellieni D’Olival), em terceiro lugar, com a narrativa ‘Meus Pares de Brinco’; Lavínia Soton (Escola Municipal Maria Bellieni D’Olival), em segundo lugar, com a narrativa ‘Minha Família Brilha’; e João Marcello Sant’Anna (Colégio Euclides da Cunha), em primeiro lugar, com a narrativa, ‘Minha Família tem História’.
Na categoria 8º e 9º anos, foram premiados Henrique Gouvêa (Colégio Euclides da Cunha), em terceiro lugar, com a narrativa ‘Polônia’; Caroline dos Anjos (Colégio Estadual Lameira de Andrade), em segundo lugar, com a narrativa ‘Tardes Cantadas’; e Victória Ferreira (Escola Municipal Dacyr José Ribeiro), em primeiro lugar, com a narrativa ‘Seguindo em Frente’.
No ensino médio, devido ao alto potencial das narrativas, foram duas as premiações de primeiro lugar: ‘História de uma Família Batalhadora’, de Matheus Lucas, e ‘Copa de 1950’, de Marina Corrêa (ambos do Colégio Euclides da Cunha). O segundo e o terceiro lugar ficaram com as narrativas ‘Meu Grande Tesouro’, de Ianca Cipriano (Colégio Estadual Lameira de Andrade), e ‘Uma Lição de Vida’, de Eduarda Moraes (Colégio Estadual Lameira de Andrade), respectivamente.
Na nova categoria Comunidade, também foram três premiações: Gabriel Corrêa (1º lugar) – ‘Foi voo Doido’; Air Consendey (2º lugar) – ‘Minha Família tem História’; e Igor Ferreira (3º lugar) – ‘Amor até o Fim’. Destaque ao segundo lugar, Air Consendey, uma escritora tardia, que, após seus 80 anos, publicou suas obras.
O concurso II Prêmio Euclidiano de Pequenas Narrativas tem como objetivo incentivar o gosto pela leitura, pela escrita e fomentar o surgimento de novos e jovens autores e, ainda, incentivar a comunidade em geral a dedicar-se à cultura de uma forma geral.