Já o vice de Comércio diz que problema recorrente tem sido a concorrência com as grandes redes
O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), Cláudio Verbicário, acredita que o comércio local também deve ter responsabilidades e investir em si. “Devemos incentivar melhorias e a criação de uma secretaria ou subsecretaria das micro e pequenas empresas, como forma de já estarmos engajados com a criação deste ministério no Governo Federal. O comércio deve se unir, porque é assim que as coisas acontecem, com amor e união”, afirmou o presidente, durante pronunciamento nas comemorações pelo Dia do Comerciante, no último dia 16 de julho.
Cláudio Verbicário falou do apoio que a Acianf está concedendo à Feira do Vestuário (Fevest) e da recente parceria com a Academia Friburguense de Letras (AFL).
A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) celebrou, em sua sede, dia 16, o Dia do Comerciante. Diversas autoridades, políticos e candidatos às eleições municipais compareceram e puderam ouvir dos comerciantes presentes alguns dos desafios enfrentados diariamente pelo setor, que é o maior empregador na cidade.
O problema mais recorrente enfrentado pelos comerciantes friburguenses se refere à dificuldade do comércio local em competir com as grandes redes de lojas que, aos poucos, estão dominando a economia do município, conforme reclamam os próprios empresários da cidade.
Para o vice-presidente de Comércio da Acianf, Júlio Cordeiro, a solução permeia o aumento da competitividade e, possivelmente, da carga horária do comércio. “Nós temos que ‘arregaçar as mangas’ e trabalhar aos sábados e domingos. Caso contrário, continuaremos a perder ainda mais terreno para as grandes redes. Devemos ter algum diferencial, alguma política pública mais adequada ao comércio local”, sugeriu Júlio.
O encontro terminou ao som dos músicos Fernando Bossa-Nova e Carlos Mello. O evento também contou com a presença do prefeito Sergio Xavier.
O Dia do Comerciante é festejado em todo o Brasil, no dia 16 de julho, e é uma das mais antigas datas comemorativas no país. De acordo com Cláudio Verbicário, esta homenagem tem como objetivo exaltar o trabalho do profissional do comércio pela perseverança e amor por Nova Friburgo, com destaque para o empresário do setor.