A entrega foi realizada no último dia 13 de dezembro, penúltima sessão antes do recesso parlamentar de final de ano. No documento, Pulunga chama a atenção para a origem humilde de Elson Pereira, que nasceu em São Sebastião do Paraíba, quarto distrito de Cantagalo, onde começou a atuar no campo para auxiliar seus pais, que trabalhavam sob o regime de agricultura familiar.
Mas em julho de 2009, Elson Pereira foi eleito para a presidência do Sindicato Rural de Cantagalo, onde deu início ao trabalho que lhe rendeu a homenagem. “Elson Pereira, entre tantas outras coisas, vem desenvolvendo um valoroso trabalho de respeito e resgate do papel primordial da entidade, que é acolher, informar e resolver todas as questões sociais e contábeis do produtor rural”, disse o presidente da Câmara na moção.
O Sindicato Rural de Cantagalo possui, atualmente, 52 sindicalizados. “Quando assumi, eram apenas 38. Mas, antes das más administrações e dos consequentes problemas financeiros, o sindicato já teve 140 sindicalizados”, conta Elson Pereira.Ao final da sessão, Elson Pereira usou a Tribuna Livre da Câmara Municipal e agradeceu a homenagem aos vereadores e disse que o trabalho visa fortalecer o setor, agregar valores, mas também contribuir para uma melhor sociedade, mais igualitária, através de uma contribuição social que venha a dar mais oportunidades a todos, caso dos cursos que também beneficiam a área urbana.