Produção das agroindústrias do estado terá acesso a mercado nacional

O Rio de Janeiro vai iniciar imediatamente o processo de inserção das agroindústrias fluminenses em todos os mercados regionais do Brasil. A informação foi passada pelo secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, durante o lançamento do Plano de Defesa Agropecuária 2015/2020 (PDA), pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Kátia Abreu, em solenidade com a presença da presidente Dilma Rousseff, em Brasília.

Na ocasião, a presidente também assinou o decreto que regulamenta o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/POA), que descentraliza os serviços de inspeção federal e amplia a industrialização de produtos da agricultura familiar. “Com esta ferramenta, será possível retomar a presença, em âmbito nacional, das agroindústrias do estado nas áreas de proteínas animal (carnes, laticínios, etc.)”, explicou o secretário Christino Áureo.

De acordo com a ministra Kátia Abreu, com o decreto, 2.560, agroindústrias passam a receber emancipação, pois já estão no sistema. A adesão dos estados será automática no momento do protocolo dos documentos e na apresentação da lista de empresas ao Ministério da Agricultura.

– Todos os estabelecimentos que já passaram por inspeção estadual serão incluídos no sistema automaticamente, sem necessidade de uma nova autorização pelo Mapa – acrescentou a ministra.

O Plano de Defesa Agropecuária lançado pela presidente define estratégias e ações para evitar e combater pragas nas lavouras e doenças nos rebanhos brasileiros, promovendo o desenvolvimento sustentável do agronegócio e garantindo a preservação da vida e saúde das pessoas e animais, segurança alimentar e o acesso a mercados.

O documento introduz um novo modelo de gestão eficiente, capaz de fortalecer uma ação conjunta em nível federal, estadual e municipal.

O plano vai atualizar diversas normas sanitárias à realidade do agronegócio do país, além de adaptar procedimentos e capacitar ainda mais os técnicos a tomarem decisões na área sanitária com base em conhecimento científico e análise de risco.

Em seu discurso, a presidente Dilma Rousseff enfatizou o passo histórico dado com o Plano de Defesa Agropecuária, que implementa um sistema de defesa inteligente, eficiente e transparente no país inteiro.

– Ele vai funcionar como elemento fundamental para que o Brasil possa expandir sua produção sem exigências excessivas de selos, carimbos e comprovações. Simplificar não significa deixar de fiscalizar. É, sim, uma forma inteligente, baseada no princípio da confiança que temos nos produtores – frisou.

Ingrid Rangel é eleita Garota Gravatá na Festa do Caqui

A comunidade de Gravatá, situada no quarto distrito de Trajano de Moraes, comemorou, nos dias 1º, 2 e 3 de maio, mais uma edição da tradicional Festa do Caqui, onde reuniu produtores, políticos e muitos visitantes. 

Este ano, foi escolhido o melhor prato confeccionado à base da fruta e também eleita a rainha da festa. Além do animado torneio de futebol que agradou quem passou pela localidade, que é tida como a terceira região mais produtiva em caqui do estado.

Todo o processo festivo teve início na sexta-feira, 1º de maio, quando, à noite, os responsáveis deram por abertas as comemorações e a cantora de forró Márcia Lima se apresentou, animando o público presente  na noite fria e chuvosa.

Já no sábado, dia 2, o dia iniciou com muito sol, o que animou a todos e, durante o dia, aconteceram disputas de futebol. À noite, exatamente às 20 horas, aconteceu o concurso do melhor prato à base de caqui, tendo como vencedora a produtora Ediléia Gonçalves da Silva, que apresentando um saboroso bolo gelado, levando o maior número de pontos. Na segunda colocação ficou Jaqueline Ouverney e, em terceiro, Welita Soares, com mousse de caqui. Todas as primeiras três colocadas receberam premiações e os jurados foram: Fábio Rodrigues, Eliseu Schuindt e Roberto Lage Júnior.

Já para o concurso da Garota Caqui, que foi realizado no domingo, devido à falta de energia elétrica no sábado à noite, cinco lindas candidatas se apresentaram, vencendo a jovem Ingrid Klen Rangel, que é da comunidade de Ponte Nova.

Como premiação, ela levou para casa um grande estojo de maquiagem e ainda o compromisso de ter que representar o município em desfiles e eventos sociais. Ficando na segunda colocação Marilene Tardin e, em terceiro, Rafaela Viana.

Vale completar que a tradicional Festa do Caqui foi realizada pela Prefeitura de Trajano de Moraes, através das secretarias de Assistência Social, Turismo, Educação, Agricultura, Meio Ambiente, Obras, além do apoio da Emater-Rio e Programa Rio Rural.

Prefeitos de Macuco e Sumidouro querem reativar associação de municípios

Dois governantes, dois municípios do interior fluminense, muitos problemas em comum e algumas ideias para solucioná-los. Esse poderia perfeitamente ser o roteiro do encontro realizado na manhã do último dia 5 de maio, quando o prefeito de Macuco, Félix Lengruber, recebeu, em seu gabinete, o colega de Sumidouro, Juarez Corguinha.

Durante duas horas, os dois conversaram sobre temas de uma administração municipal, como saúde, educação, saneamento básico, segurança e, como não poderia deixar de ser, as constantes quedas nas arrecadações, que têm tirado o sono dos administradores. No entanto, um ponto do bate-papo informal também vem ao encontro dos anseios de outros prefeitos e municípios: a união de forças.

Ao falarem das dificuldades para manter ações como internações hospitalares e cirurgias, conclusão de obras de saneamento básico e infraestrutura, aporte financeiro aos segmentos educacionais, além de buscar recursos para outras áreas, Lengruber e Corguinha chegaram à conclusão de que é preciso aumentar a união de forças, que já existe, como nos casos do Consórcio de Desenvolvimento Regional, presidido pelo próprio Félix Lengruber, e o Consórcio Intermunicipal da Região Serrana (Cis-Serra), presidido pelo atual prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, que os prefeitos desejam reativar e fortalecer.

Do encontro entre Félix Lengruber e Juarez Corguinha surgiu, então, a ideia de também reativar a Associação de Municípios da Região, cuja atuação era bastante útil, oferecendo suporte generalizado aos municípios e suas respectivas administrações, mas que já há algum tempo não funciona mais. 

– Como é de grande relevância a Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj), cujo presidente é o prefeito de Sapucaia, Anderson Zanon, e que muito contribui conosco, talvez fosse uma ferramenta a mais de apoio à reativação dessa associação mais próxima da gente”, entende Félix Lengruber.

Juarez Corguinha fez coro, dizendo que a representatividade aumenta quando os municípios se unem. “Ficamos mais fortalecidos para buscar apoio nas áreas de meio ambiente, turismo, cultura, desenvolvimento social, esporte, educação e todas as outras que possam alavancar o desenvolvimento”, disse.

– Buscamos soluções para problemas comuns à região, o que nos faz crer que, juntos, podemos obter resultados positivos e rápidos. Noto que os prefeitos carecem dessa união para que a representatividade seja mais robusta – declarou o prefeito de Macuco, Félix Lengruber.

Voluntários da Holcim ministram debate sobre ética com estudantes de Cantagalo e região

Na última semana, a cimenteira Holcim, por meio das ações de voluntariado contínuo do Instituto Holcim, promoveu debates com estudantes de três escolas públicas de Cantagalo, Macuco e Cordeiro. O tema das discussões foi a importância da ética nas condutas sociais e profissionais, que é a base do programa ‘Vamos Falar de Ética’, da Associação Educativa Junior Achievement.

O objetivo do programa é fazer com que os alunos aprendam a importância da ética em nossa sociedade, desenvolvam o senso crítico sobre as consequências das atitudes individuais perante a coletividade, conheçam o custo da falta de ética para o nosso País e reflitam sobre o futuro profissional e as obrigações com a ética em suas vidas.

Com duração de cinco horas e dividido em cinco módulos, o ‘Vamos Falar de Ética’ foi ministrado por 12 funcionários voluntários da Holcim. 

Eles receberam treinamento prévio e contribuíram estimulando o debate e reflexões sobre os benefícios de uma conduta correta para cerca de 110 estudantes do ensino médio nas escolas Colégio Estadual Antônio Pecly, em Cordeiro, Colégio Estadual José Carlos Boaretto, em Macuco, e Ciep 277 – João Nicoláo Filho (Janjão), em Cantagalo.

– É muito gratificante ter a oportunidade de passar para as outras pessoas um conteúdo que diz respeito não só a si mesmo, mas a todos. O programa ‘Vamos Falar de Ética’ não influenciou somente os alunos, mas nós, voluntários. Nos fez refletir sobre nossa conduta, sobre o peso das nossas decisões para a sociedade – conta Lucas Wermelinger, estagiário do Controle de Qualidade de Cantagalo.

– Trabalhar o tema “ética” com nossos jovens foi sensacional. A participação deles superou minhas expectativas e, com certeza, fizemos a diferença para esses eles – diz Marcelle Faria, assistente da gerência do Instituto Holcim.

Além da importância do tema discutido, a própria experiência do voluntariado também estimulou os funcionários.

– O trabalho voluntário é uma ação de cidadania e solidariedade, que traz realização pessoal para quem o faz. Ser voluntário é dedicar espontaneamente parte do seu tempo para trabalhar em prol do bem social e comunitário. Tenho muito orgulho de fazer parte deste projeto da Holcim. Aprendemos muito com a capacitação que nos é dada e muito mais quando não guardamos este conhecimento e temos a oportunidade de colocar em prática um pouco daquilo que sabemos. É uma troca uma experiência extraordinária, descobrimos talentos, habilidades e vontade de ajudar o próximo e a comunidade, assumindo assim uma postura responsável por uma sociedade menos desigual – afirma Laura da Piedade Guimarães, assistente de expedição da unidade de Cantagalo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email