Na manhã do último dia 20 de outubro, um grupo de professores da rede municipal fez uma manifestação pacífica em Duas Barras reivindicando melhores salários. O grupo, de aproximadamente 30 profissionais de ensino, seguiu em marcha da sede da Creche Municipal Berenice Soares Silveira até a praça central da cidade, onde tomaram o coreto e expuseram as placas criticando a administração financeira do município e protestando sobre a defasagem salarial dos servidores municipais
Segundo informações de manifestantes, a Prefeitura não teria realizado o reajuste anual obrigatório referente à proporção prevista em lei do Piso nacional do magistério, repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
– Nossa paralisação reivindica o repasse do Fundeb – desde o início do ano enviado ao município e, até hoje, não repassado à classe. Conclamamos os colegas para que, juntos, possamos lutar e ter nossos direitos respeitados – disse, em rede social, Carla Brigida, uma das manifestantes e professora da creche.
De acordo com os professores, a Prefeitura teria informado que pagará o reajuste em dezembro, junto com os valores retroativos.