Município investe em prevenção nas escolas
No último dia 9 de maio, foi realizado, na Creche Aconchego, o Programa Odontológico Escolar de São Sebastião do Alto (Proesa), com o cirurgião-dentista Antônio Villa Nova. Na ocasião, o dentista apresentou uns folders aos alunos, ressaltou a importância da escovação dos dentes periodicamente e exibiu um desenho animado. Esta é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene de São Sebastião do Alto, com destaque para a distribuição de material para higiene bucal, ações educativas e aplicação de flúor.
De acordo com Antônio Villa Nova, o trabalho de prevenção realizado em escolas pode reduzir, de maneira significativa, o número de doenças bucais. “As ações odontológicas que outrora eram voltadas somente para o atendimento clínico de doenças já instaladas, tratadas com obturações e extrações, dão vez a procedimentos menos agressivos, tais como o controle da higiene e utilização de flúor como meio preventivo eficaz”, destacou.
Ainda segundo o dentista, durante décadas o Brasil foi classificado por órgãos internacionais da odontologia como o país campeão mundial de cáries dentárias e de perdas prematuras de dentes. “Com essa constatação, alguns municípios propuseram programas de saúde bucal voltados para a promoção da saúde, nos quais atividades de cunho preventivo eram priorizadas, mediante resultados alcançados por esses programas, principalmente, pela redução considerável da cárie em escolas.
Essa proposta ganhou muitos defensores. Assim, surgiu um aumento de adeptos aos programas em várias cidades brasileiras. Hoje, não se concebe mais programas de saúde bucal que não estejam voltados para a promoção da saúde”, argumentou.
Para a secretária de Saúde e Higiene, Marlise Quintana Cerbino Juliano, as atividades de cunho preventivo devem ser realizadas preferencialmente, pois somente com a redução da incidência de enfermidades o sistema de saúde poderá atender a todos. “Estou confiante nos resultados desse trabalho e, inicialmente, o programa atenderá aos alunos da rede pública municipal. Num segundo momento, universalizaremos as ações do Proesa para todas as escolas do município”, frisou.
Conforme disse a diretora da Creche Aconchego, Luciana Lopes Resende Martins, é muito importante e interessante para a instituição esse programa. “Sabemos que há crianças que se queixam de dor de dente, tanto no nosso município quanto em outras cidades, porque não se há uma precaução com a boca. Agora, com esta iniciativa, as crianças ficam conscientes no cuidado com os dentes. Aqui, na creche, nós temos a preocupação de, no dia a dia, orientá-las a sempre, após as refeições, fazer as escovações, porque trabalhar a prevenção é melhor do que depois ter que fazer o tratamento”, declarou.
De acordo com a Secretaria de Saúde e Higiene de São Sebastião do Alto, vale ressaltar que não apenas a criação de um programa de saúde bucal será suficiente para o sucesso da iniciativa, porque várias ações contribuem para que ele obtenha êxito. “Agora, compete a todos os envolvidos no projeto participarem ativa para sua efetiva continuidade, pois, do contrário, nenhuma política pública alcançará resultado satisfatório”, reforçou a secretária Marlise Juliano.