Com o slogan ‘Da Terra ao Mercado”, o programa Terra Nossa, dedicado à cadeia de produção de alimentos e bebidas, alcançou cerca de 100 produtores rurais e agroindustriais nos municípios de Cantagalo, Cachoeiras de Macacu e Bom Jardim. A iniciativa do Sebrae Rio visa ampliar o mercado para esses empreendedores através de capacitações que alavancam a competitividade do negócio.
Este mês, começa o segundo ciclo do programa com oficinas sobre aspectos legais e trabalhistas, canais e comercialização, normas sanitárias, rotulagem, certificações, como vender para a merenda escolar, agricultura orgânica, manejo ecológico e sustentável do solo. Já foram realizadas capacitações sobre planejamento da produção agrícola e gestão financeira.
Nos meses de setembro e outubro, será a vez das rodadas de negócios com a participação das prefeituras e mercados varejistas da região. Ao final, haverá ainda a criação de um catálogo virtual dos produtores e empresas.
Para a analista do Sebrae Raquel Mattos Stumm, o programa é uma grande oportunidade para produtores rurais, indústrias de alimentos e agroindústrias aumentarem suas vendas, divulgarem seus produtos e fortalecerem cada vez mais a economia da região.