Projeto ‘Nem Luxo, Nem Lixo’ atinge meta e começa a gerar renda

O ‘Nem Luxo, Nem Lixo’ tem como objetivo desenvolver dois programas completos de capacitação profissional para 60 jovens, entre 17 e 29 anos, e sensibilizar 600 crianças sobre práticas ambientais corretas. “Estamos muito satisfeitos com estes resultados do programa”, afirma Carlos César da Silva, gerente da fábrica da Holcim, em Cantagalo.

Para dar credibilidade aos produtos oferecidos pelos alunos, o projeto criou as marcas LimpEco e Arte & Fotos, em março deste ano. “Para 2012, o objetivo é aumentar as vendas do sabão e conquistar mais clientes na fotografia, sempre com profissionalismo e comprometimento com o trabalho desenvolvido”, completa o executivo da Holcim.

Para Otávio José Costa Martins, que trabalha na fabricação do sabão LimpEco, o projeto tem tudo para crescer.  “Tivemos ótimos resultados e todo o planejamento foi cumprido”, comemora. Segundo ele, depois de vários testes, o sabão começou a ser vendido em julho em toda a região e a aceitação na comunidade é muito boa.

Martins é técnico em química industrial e hoje estuda gestão ambiental. Ele conta que viu um folheto sobre o projeto e se interessou imediatamente pelo curso de fabricação do sabão. “A transformação do óleo de cozinha em sabão tem tudo a ver com a minha área e decidi entrar no ‘Nem Luxo, Nem Lixo’ para aprender um pouco mais”, relata. Durante o dia, ele trabalha como guarda ambiental na Secretaria do Meio Ambiente de Cantagalo. Já à noite, corre para a Associação de Moradores do Bairro São José  para fabricar sabão.

As escolas da região também se interessaram bastante pelo projeto e costumam levar os alunos para visitar o espaço e aprender como o óleo é transformado em sabão.

Danieli Pinto Brito se inscreveu no curso de fotografia do projeto ‘Nem Luxo, Nem Lixo’, pois sempre foi apaixonada pelo assunto. “Eu sempre gostei de fotos e de fotografar e tinha interesse em aprender. O projeto me ajudou muito, principalmente com as técnicas”, explica. Ela trabalha no grupo Arte & Fotos e agora decidiu investir num curso de Photoshop para “tratar” as fotos digitais. “Meu objetivo para o ano que vem é buscar mais conhecimento”, conclui Danieli.

Os integrantes do Arte & Fotos foram contratados pela Prefeitura de Cordeiro para a realização da cobertura fotográfica da Exposição Agropecuária de Cordeiro 2011. Também têm  participado de eventos particulares. Desde o começo do ano, eles trabalharam em um casamento, 17 aniversários e 11 eventos corporativos. O grupo está com a agenda lotada de compromissos até o final do ano.

Promovido pelo Instituto Holcim com a parceria do BID/Fumin (Banco Interamericano de Desenvolvimento/Fundo Multilateral de Investimento), o ‘Nem Luxo, Nem Lixo’ teve início em 2009 e tem apoio da Holcim, da Prefeitura de Cantagalo, da organização Partners of America, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e da Elétrica Senna Campos. O projeto é realizado com a Associação de Moradores do Bairro São José, em Cantagalo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email