Projeto ‘Ouvir Para Crescer’ chega a Cantagalo e Cordeiro

Programa musical itinerante recebe apoio das prefeiturras e do Instituto Votorantim

 

A Votorantim Cimentos e o Instituto Votorantim, com o apoio da Prefeitura de Cantagalo, trazem à cidade o projeto Ouvir Para Crescer, iniciativa do Ministério da Cultura, da Sociedade Cultura Artística e da RVA Cultural de São Paulo, que percorre diversas cidades brasileiras levando conhecimento sobre linguagem musical e entretenimento por meio de apresentações lúdicas, interativas e educativas. O objetivo é levar o projeto às escolas públicas do município de Cantagalo. Serão oito apresentações na cidade.

A cada dia de espetáculo, um tema é abordado para que o público possa compreender um pouco mais da bela linguagem musical, começando pelo Pulso, chamado de ‘O Tempo na Música’, até chegar à última apresentação que aborda a ‘Orquestra Sinfônica’, espetáculo que será aberto ao público.

A cada apresentação, todos recebem um livreto com o tema e o programa. Os professores vão receber também um caderno com exercícios para serem aplicados em sala de aula junto com a Folha do Aluno. Para a primeira edição do Ouvir para Crescer, o ator Rafael Pimenta e o músico João Cuca, serão os mestres de cerimônia.

O programa, que há seis anos percorre as cidades do interior paulista, levando educação musical e entretenimento a mais de 60 mil pessoas, agora expande sua atuação para fora do estado. No Rio de Janeiro, Cantagalo e Cordeiro são as primeiras cidades contempladas com a iniciativa. Em Cantagalo, serão 400 alunos por espetáculo, ao todo serão 3,2 mil alunos da rede pública em um total de oito espetáculos.

O Ouvir para Crescer não visa apenas o divertimento, e por seu caráter educativo, suas apresentações são verdadeiras aulas. O conhecimento gerado pelo Ouvir para Crescer foi o embrião para a elaboração de uma sequência didática, versão voltada exclusivamente à rede pública de ensino (municipais e estadual).

Sobretudo, neste momento em que a música volta a ter espaço obrigatório no currículo escolar, a proposta é ir além dos conceitos básicos, fazendo com que as crianças e jovens sintam a música e vivam a experiência musical, colaborando também na preparação do professor. O material desenvolvido para este fim – A Música e suas Particularidades, Conceitos e Exercícios para serem Desenvolvidos em Sala de Aula e a Folha do Aluno – acompanham o livreto de conceitos distribuído durante os espetáculos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email