Em maio de 1994 o Jornal da Região publicava uma matéria sobre o Loteamento Quinta dos Lontras em Cantagalo.
O Loteamento foi iniciado em 1980, com a venda dos primeiros 90 lotes aos compradores. Na época houve um impasse, pois a Prefeitura não liberou o alvará de construção, alegando que o loteamento não estava legalizado. Este fato ocorreu na época do então prefeito Nilo Guzzo.
Foi então que um contrato de parceria entre o proprietário do loteamento, Geraldo Lontra e o construtor Luiz Alberto Ribeiro viabilizou a realização das obras necessárias no local. Foram investidos 300 mil dólares no loteamento.
O Loteamento Quinta dos Lontras foi criado com 238 lotes. Passados 25 anos, o Bairro Quinta dos Lontras, é considerado um dos locais que mais cresceu na cidade, com casas e até apartamentos de alto padrão, residindo um grande número de famílias.
Um fato curioso, é que uma lei foi aprovada na Câmara de Vereadores, a pedido de moradores, proibindo a instalação de comércio (bares, padarias e mercados) na região do bairro, para que fosse mantida a tranquilidade e o ambiente familiar na região.
Agora, o Governo Municipal presenteia a população do bairro Quinta dos Lontras com a construção de uma praça e uma quadra de esportes, graças a uma emenda parlamentar do então deputado Simão Sessim, com investimentos de R$ R$738.060,75, embelezando e dando mais conforto e lazer para os moradores da localidade.