De acordo o coordenador do Reconstruir Rural, Roberto Monnerat, as ações foram executadas em 15 meses consecutivos, com apoio de 25 técnicos agrícolas contratados e capacitados pelo programa. Foram distribuídas mais de 20 mil cartilhas com informações básicas sobre as legislações trabalhista, previdenciária, fundiária e sobre crédito rural, além da aplicação de quase 1,2 mil questionários para o levantamento das necessidades imediatas dos agricultores. “Atuamos, junto ao poder público, no atendimento emergencial a centenas de famílias. Auxiliamos na elaboração de quase dois mil projetos de crédito rural, outros 1,8 mil subprojetos de recuperação produtiva do Rio Rural Emergencial e as respectivas prestações de contas”, disse.
O presidente da Faerj, Rodolfo Tavares, destacou o trabalho dos técnicos agrícolas egressos do Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga) e do Centro Interescolar José Francisco Lippi (Teresópolis) que executaram os trabalhos em Bom Jardim, Nova Friburgo, Sumidouro e Teresópolis.
Mofati lembrou que foram investidos cerca de R$ 50 milhões na recuperação, através de financiamento emergencial do Pronaf e das ações de recuperação produtiva implementadas pelos programas Rio Rural Emergencial e Estradas da Produção na região.