No último dia 25 de março, a presidente da Câmara Municipal de Cantagalo, vereadora Renata Huguenin (PSC), convidou o prefeito Saulo Gouvea (PT) a visitar o prédio histórico onde funcionavam os gabinetes dos vereadores, inclusive o da presidência, a secretaria e o plenário, e que foi interditado pela Defesa Civil após a descoberta de cupins, que abalaram a estrutura, toda de madeira, já que a construção data de 1880.
Com a estrutura abalada, ficam comprometidos não só o térreo, mas o segundo piso (teto do primeiro), local do plenário, onde são realizadas as sessões legislativas. Por causa disso, em 2011, as sessões foram transferidas para o auditório da Prefeitura, anexo à Secretaria de Defesa Civil e Trânsito, no Triângulo. A partir do ano passado, as sessões, às terças e quintas-feiras, a partir das 18h30min., estão sendo realizadas na sede da Sociedade Musical 15 de Novembro (Rua Dr. Júlio Santos, Centro, ao lado da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento).
Serão investidos, em recursos próprios, quase R$ 500 mil na reforma, cujo projeto está sendo finalizado para a abertura de processo licitatório, quando será escolhida a empresa que ficará responsável pela execução do trabalho, levando-se em consideração a melhor e mais vantajosa proposta para a Câmara. “Temos pressa, queremos que tudo esteja pronto este ano e que as sessões voltem a funcionar aqui”, disse a presidente.
O prefeito ficou impressionado com as péssimas condições do prédio. “Isto é um risco de desabamento muito grande”, disse. Renata Huguenin informou ao prefeito que, com as obras, os gabinetes serão transferidos para o segundo piso e o plenário, em atendimento à Lei da Acessibilidade, para o térreo. “Assim, qualquer pessoa, idosa e com necessidades especiais, poderá acompanhar as sessões”, explicou a parlamentar.