Rede estadual ganha 11 posições no ranking do Ideb

Rio passou do 26ª para 15ª lugar no Ideb

A rede estadual do Rio de Janeiro subiu, em apenas um ano, 11 posições no ranking Ideb 2011 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), saindo da 26ª para a 15ª colocação no Ensino Médio. Foi, ao lado de Goiás, o estado que galgou o maior número de posições. “Foi um resultado maravilhoso para uma rede que estava em penúltimo lugar na última avaliação. Conseguimos alcançar as metas estabelecidas no início de 2011, quando implementamos o Planejamento Estratégico da Secretaria de Educação”, afirmou o secretário de Educação, Wilson Risolia.

A melhoria se deu, principalmente, por causa da evolução da proficiência (indicador que mede a aprendizagem dos alunos). Nesse quesito, o Rio foi o que mais avançou entre os estados. Isso se traduz na melhoria da qualidade do serviço prestado e na redução da desigualdade entre as diversas escolas da rede estadual. “As avaliações periódicas já apontavam uma melhoria no aprendizado dos alunos. Percebemos, na análise dos microdados, que a desigualdade da rede caiu em 25%. Isso foi fruto de um trabalho árduo das diretorias regionais e dos nossos professores”, disse o secretário.

No indicador de fluxo escolar, a notícia também é positiva. A rede estadual obteve a segunda melhor variação do Brasil. “O avanço neste indicador se deve, principalmente, à redução do nível de abandono, de 16,5% em 2009, para 14,4% em 2011”, afirmou Risolia.

Outra boa notícia diz respeito ao resultado consolidado das redes pública/privada. A variação de Ideb na rede privada foi negativa em 4%.  Por outro lado, a rede estadual apresentou variação positiva de 15% o que fez haver uma melhoria do Ideb total. “Esse desempenho é fruto de um conjunto de ações anunciadas em janeiro de 2011. Não foi, portanto, obra do acaso, mas sim de muito trabalho ao longo dos últimos meses”, disse o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email