Região cria 650 postos de trabalho, pior resultado em cinco anos

O resultado é o pior dos últimos cinco anos na soma das três microrregiões. Apesar disso, entre 2007 e 2011 foram admitidas mais pessoas que o número de desligamentos, resultando em mais de 11 mil novos postos de trabalho na região. Somente em 2007, foram abertas 2.142 novas vagas; em 2008, mais  3.115; no ano de 2009, foram 2.289; e, em 2010, mais 3.026 novos postos na região.

Os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho levam em conta os números de 11 municípios divididos em três microrregiões (Cantagalo-Cordeiro, Nova Friburgo e Santa Maria Madalena). O saldo mais positivo foi da microrregião de Cantagalo-Cordeiro, com 417 postos abertos e melhor resultado em cinco anos.

A microrregião de Nova Friburgo acabou puxando para baixo todos os números. Em um claro sinal do impacto das chuvas de janeiro de 2011, Bom Jardim registrou o fechamento de 251 postos de trabalho. Outro município que ajudou a reduzir esses números foi Duas Barras. Em 2011, foram registrados 430 desligamentos e apenas 374 admissões, resultando em um saldo negativo de 56 postos de trabalho fechados. Nova Friburgo ainda é destaque com 394 postos criados, mas o número está muito abaixo dos anos anteriores.

Os destaques da região ficaram por conta de Cordeiro, com mais de 1,5 mil admissões e 218 postos abertos, e Cantagalo, com mais de mil admissões e 172 postos criados em 2011.

Sine – Segundo informou o subsecretário municipal de Trabalho de Nova Friburgo, Naim Rocha, através da assessoria de imprensa da Prefeitura, o Sine (Sistema Nacional de Emprego), que é o sistema federal informatizado que abarca todos os dados de admissões e desligamento de trabalhadores em todo o País, encontra-se desligado em Nova Friburgo desde outubro devido à transferência de local de funcionamento.

O Sine saiu do CDL (Câmara de Diretores Lojistas) para uma unidade da Secretaria Municipal de Trabalho, a partir de março, na Rodoviária Sul da cidade, no segundo piso. O local passa por reformas para atender ao sistema. As reformas foram paralisadas devido a obras prioritárias, como a contenção de encostas e a reconstrução de aparelhos públicos, ainda resquícios da destruição causada pelas chuvas 2011. A nova sede do Sine é uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura

O Sine tem como coordenador e supervisor o Ministério do Trabalho, por intermédio da Secretaria de Políticas de Emprego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email