No dia 31 de agosto do ano passado, o polêmico vidente Jucelino Nóbrega da Luz esteve no programa Domingo Legal, do SBT, apresentado por Celso Portiolli, fazendo diversas previsões. Entre elas, ele citou a ocorrência de “enchentes e desabamentos em Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis” no início de 2015, com consequências “até piores” do que as ocorridas em janeiro de 2011, por exemplo.
O vidente encaminhou uma carta registrada endereçada às autoridades municipais.
Já a taróloga Vanessa Mazza fez previsões para a Região Serrana. “O ano de 2015 será um ano de grandes mudanças e transformações”, diz a taróloga. Questionada sobre a possibilidade de uma nova tragédia relacionada às chuvas, Vanessa afirma: “há indício de que há, sim, possibilidade de que novamente algo semelhante ocorra, já que os erros do passado não foram consertados”, garante.
Ela afirma, no entanto, que as chuvas, apesar de abundantes, poderão não causar os estragos que causaram no passado.
Com essas previsões, mesmo alguns não acreditando, o fim e início de ano em Nova Friburgo foram de preocupação. As chuvas caíram não tão fortes, mas num dia chegou a chover gelo e no domingo, dia 4 de janeiro, as chuvas foram mais fortes, chegando a mais de 70 milímetros. Em Conselheiro Paulino, distrito de Nova Friburgo, o Rio Bengalas ficou muito cheio.
Um outro detalhe que também chamou a atenção foi o esvaziamento do Centro da cidade no fim de ano. Antes do Natal, o comércio teve um movimento grande, mas, na virada de ano, grande parte da população não ficou na cidade, já que é tradição muita gente ir para região de praia, curtir alguns dias de descanso. Apesar disso, alguns distritos receberam um bom fluxo de turistas, hospedados nas pousadas e curtindo as atrações naturais desses locais.