Restrição no fluxo de carretas em Nova Friburgo começa neste 1º de dezembro

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, esclareceu a restrição no fluxo de carretas nas vias centrais da cidade. Sendo assim, a partir deste dia 1º de dezembro, fica proibida a circulação de carretas das 16h às 19h, do trevo de Duas Pedras até a rotatória do Paissandu, no sentido Rio, em período experimental de quatro meses. A RJ-130 (Friburgo/Teresópolis) servirá como rota alternativa.

– Foi criado um grupo de trabalho com membros da Prefeitura, pela Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, membros da Câmara e da parte dos empregadores, do sindicato patronal dos transportadores rodoviários, quanto dos próprios transportadores. Então foi criada essa comissão de trabalho, foram feitas reuniões e audiências públicas para tratar o assunto e houve um consenso de todas as categorias, juntamente com a Prefeitura de fazer essa proibição no período de 16h as 19h, somente no sentido Rio, no trecho de Duas Pedras até a rotatória do Paissandu – explicou o jurídico da SMOMU, André Gripp.

O fato da determinação ter sido tomada com o consentimento de todos os envolvidos na restrição ajudou, mas, como afirmou o subsecretário de Mobilidade, Carlos Alberto Bayer, a secretaria ainda fez um intenso trabalho de divulgação junto aos carreteiros.

A fiscalização, quanto ao cumprimento da medida, será de responsabilidade da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, com apoio do programa Cidade Inteligente e da Polícia Militar. O motorista que infringir a lei estará cometendo uma infração grave, que resulta em cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 127 e retenção do veículo. 

Para o secretário de Ordem e Mobilidade Urbana, Haroldo César Pereira, os estudos realizados para que a medida fosse tomada fazem a secretaria acreditar que, embora o problema do trânsito em Nova Friburgo não seja resolvido, os resultados positivos serão significativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email