As cinco vagas abertas deverão ser disputadas por 40 candidatos
A Prefeitura de Duas Barras, através da Secretaria de Assistência Social, e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), dando sequência ao cronograma previsto no edital para a eleição dos novos componentes do Conselho Tutelar, realizou reunião com os pré-candidatos, nas dependências do cinema Cacá Diegues, no Centro da cidade.
A reunião, que contou com a presença de cerca de 40 pré-candidatos que deverão disputar as cinco vagas do Conselho Tutelar, teve por objetivo manter os candidatos informados sobre o andamento dos preparativos para a eleição, alertar sobre o período de impugnação previsto no edital, sanar dúvidas e definir, por sorteio, o número de identificação de cada candidato, facilitando a escolha do eleitor no dia da votação.
Com relação à inclusão da foto do candidato na cédula eleitoral, a decisão foi tomada para facilitar ainda mais o eleitor no momento da escolha dos candidatos de sua preferência. O que deu certo na eleição passada, será mantido nesta eleição, inclusive o início da apuração logo após o final do processo de votação, com a proclamação do resultado na sequência.
A presidente do CMDCA, Sônia Maria Monteiro Hoelz, informou que uma reunião com os membros do conselho também será realizada para que seja feita uma avaliação prévia de como está transcorrendo o processo eleitoral e se há necessidade de ajustes nesse processo. “A orientação geral para os candidatos é que conduzam suas campanhas respeitando os demais candidatos e obedecendo às regras previstas no edital publicado para regular todo o processo eleitoral. Quanto à lei que regula a eleição de conselheiro tutelar, o CMDCA está estudando encaminhar ao Legislativo um pedido de alteração no sentido de que seja dispensada a inscrição antecipada do eleitor, podendo votar simplesmente com a apresentação do seu título eleitoral, que é uma garantia de que está apto a votar em Duas Barras”, disse.
A secretária de Assistência Social, Mara Rodrigues, informou que está procurando conduzir o processo dentro da máxima transparência e trabalhando em total parceria com a Promotoria Pública, que tem se colocado à disposição para o esclarecimento das dúvidas pertinentes ao processo. “Esse diálogo direto com o promotor tem sido de fundamental importância para garantir que tudo transcorra dentro da máxima legalidade e no prazo previsto pelo edital”, concluiu a secretária.