Desde que foi elevado definitivamente ao patamar de município, no longínquo ano de 1943, Cordeiro já exibia sua vocação para centro de expansão e desenvolvimento. Em pouco tempo se tornou um polo agrícola e, em seguida, ganhou destaque como importante área pecuária. Após anos de adversidade e superação em sua história, Cordeiro hoje é reconhecido por seu comércio, como importante referência nacional de moda íntima, e mantém seu status na cultura da região.
Anualmente a Exposição Agropecuária de Cordeiro leva milhares de pessoas à cidade, movimentando a economia criativa local no turismo, na música, no artesanato e na gastronomia.
É nesse cenário de desenvolvimento que o Rio Criativo chega ao município com a Caravana Negócios Criativos: o poder local para ampliar ainda mais a vocação empreendedora. Nos dias 20, 21 e 22 de agosto um time de profissionais estará no Centro Cultural Ione Pecly, ao lado da Secretaria de Cultura de Cordeiro, dando oficinas noturnas e diurnas para capacitar e formar micros e pequenos empreendedores em setores da economia criativa que dialogam com a região.
O objetivo é construir a marca da região serrana-norte por meio de seus atributos locais, trabalhando sua identidade cultural e dando apoio a quem deseja estruturar seus projetos em novos modelos de negócios. Uma das missões da Caravana é ampliar a cadeia colaborativa com outros empreendedores. Do artesanato à música, passando pela moda e audiovisual, e com destaque também na gastronomia – a cidade tem uma fábrica que produz semanalmente 30 mil doces consumidos no Rio de Janeiro e São Paulo – os participantes viverão a experiência de seis oficinas mão na massa para soltar a criatividade.
A Caravana Negócios Criativos: o poder local faz uma convocação geral aos municípios vizinhos de Cantagalo, Bom Jardim, Macuco, Nova Friburgo, Duas Barras e Cordeiro para, a partir desse aprendizado, contribuir para a redução do êxodo dos mais jovens promovendo inovação e cultura na região. É fato que a economia criativa se transformou em uma das principais responsáveis por estimular a geração de renda e criação de empregos no Estado do Rio de Janeiro. As inscrições para a Caravana Rio Criativo são gratuitas, assim como o curso, mas as vagas são limitadas. Serão 100 por oficina e podem ser feitas no site riocriativo.com
O Rio Criativo é um programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com patrocínio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e da Oi. Suas ações de incubação e educação no ciclo 2018/2019 são operadas pelo Templo.CC. Esse programa tem como missão dar suporte a empreendedores e transformar cultura e criatividade em fios condutores de desenvolvimento socioeconômico sustentável por meio do empreendedorismo, inovação e colaboração. As atividades oferecidas pelo Rio Criativo atuam na formação, na expansão de networking e difusão dos produtos e serviços gerados por empreendedores.