A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada em julho deste ano, no Rio de Janeiro, deverá trazer ao Brasil cerca de 700 mil turistas estrangeiros. A projeção é do Ministério do Turismo, que tem uma série de investimentos programados para cidade – voltados não só na preparação para a JMJ, mas, também, para a Copa do Mundo da Fifa 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016.
Somente em obras previstas na Matriz de Responsabilidade da Copa, que deverão estar concluídas este ano, foram destinados, pela pasta, ao Rio de Janeiro, cerca de R$ 17 milhões. São recursos para sinalização turística, acessibilidade aos principais atrativos turísticos e implantação de centros de atendimento ao turista.
Além disso, o estado do Rio de Janeiro é signatário do Pacto pelo Desenvolvimento do Turismo, assinado recentemente entre ministro do Turismo, Gastão Vieira, e 16 governadores. Com isso, será contemplado com R$ 12,6 milhões para a realização de obras em cidades litorâneas, como Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e Mangaratiba.