Na manhã de segunda-feira, 2 de janeiro, o tráfego de veículos na altura do quilômetro 43, em Cachoeiras de Macacu, ficou suspenso durante 40 minutos para a retirada de uma árvore que caiu na rodovia. Em outro trecho, na altura do quilômetro 128, no município de Cantagalo, um desnível da pista provocado pelas fortes chuvas obrigou a adoção do sistema de Pare e Siga, enquanto técnicos da concessionária avaliavam a causa do afundamento de parte da pista.
Por medida de segurança, a Prefeitura de Bom Jardim resolveu suspender o tráfego de caminhões pela estrada municipal de Barra de Santa Teresa, até que as fortes chuvas que caem na Região Serrana do estado diminuam. A estrada vem sendo usada como alternativa de tráfego para caminhões que cruzam a RJ-116 em direção aos municípios de Cordeiro, Cantagalo e Macuco desde janeiro do ano passado, quando ocorreu a queda da ponte sobre o Rio Grande, também em Bom Jardim.
O balanço da operação especial de fim de ano divulgado pela concessionária mostra que passaram pela RJ-116, nesse período, um total de 260,5 mil veículos. Foram 19 acidentes envolvendo 12 vítimas, mas nenhuma fatal. Foram registrados 491 atendimentos para 702 chamadas pela sistema 0800.