A Secretaria Municipal de Agricultura de Carmo continuou suas atividades, visando andar lado a lado com o produtor rural, tendo em vista a relevância desses trabalhadores para o Município.
“Mesmo com uma redução orçamentária de aproximadamente 62% em relação ao orçamento do ano passado, nós, funcionários desta repartição, estamos fazendo de tudo para mantermos em funcionamento as ações que existem neste setor“, garantem as autoridades do setor.
A Secretaria oferece ao produtor emissão de GTA, ficha sanitária, vacinação de brucelose, declaração de vacina brucelose/aftosa, atendimento veterinário, patrulha mecanizada, com serviços de retroescavadeira e trator, e distribuição de sementes.
É destacada uma importante parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Pesagro-Rio, que fornece a vacina de brucelose gratuitamente para o produtor rural. Esta coordenação é da chefe de pesquisa, Leda Kimura e da Superintendência de Defesa Agropecuária Estadual, sob a supervisão do Núcleo de Defesa de Cordeiro, através do Ademir Daudt.
“Não deixando de citar e agradecer ao Secretário Municipal de Segurança Pública que, ao solicitarmos apoio logístico, de imediato designou o destacamento Ambiental para o serviço. Da mesma forma, também agradecemos a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por estar nos auxiliando nesta caminhada, e gostaríamos de agradecer as demais Secretarias, pois sempre que necessário, abraçam nossa causa“, afirmou o responsável pela pasta da Agricultra.
A Secretaria Municipal de Agricultura do Carmo, juntamente com o Programa Municipal de Controle e/ou Erradicação da Zoonose em herbívoros bovinos, reduziu consideravelmente o índice de brucelose em 32% no município de Carmo, em relação aos 38% levantados ao iniciar o programa. É de se destacar o Programa PMCEZHB do convênio com o Estado através da Pesagro, empresa de pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.