Secretaria de Desenvolvimento Econômico prepara série de encontros nos municípios

Objetivo é movimentar a economia

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços realiza, este ano, encontros com as administrações municipais para debater, com empresários e poder público, alternativas para o desenvolvimento econômico local. O primeiro encontro de 2013 foi realizado em Vassouras, no Sul do estado, no mês de março, com participação da subsecretária de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio.

Durante a visita, a subsecretária e sua equipe puderam conhecer o sistema produtivo da unidade fabril da empresa de produtos alimentícios Crec 13. A empresa, beneficiada pela lei 5.636/10, gera 50 empregos na região. O diretor executivo, João Cláudio Carvalho Júnior, ressaltou a importância da inclusão da indústria na lei. “Antes da inclusão na lei, não tínhamos como competir com empresas de fora do estado. Com o benefício, conseguimos manter a empresa aberta e continuar gerando emprego e renda para Vassouras”, garantiu.

Os projetos da secretaria para o desenvolvimento do estado foram apresentados pela subsecretária Dulce Ângela Procópio no plenário da Câmara durante reunião pública com empresários locais. Entre os temas, os Arranjos Produtivos Locais (APL), o programa de artesanato, o Compra Rio e o Rio é Design. “Só o Compra Rio já ultrapassou a marca de R$ 2 bilhões em negócios desde a sua criação. O Compra Rio proporciona o aumento do poder de compra no estado”, destacou.

A AgeRio, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento, apresentou as disponibilidades da agência em financiar o micro e pequeno empreendedor, além do microempreendedor individual. As linhas de crédito para ações municipais também foram apresentadas. Já a Companhia para o Desenvolvimento Industrial do Estado (Codin), vinculada à secretaria, colocou à disposição a experiência em atração de empresas. A companhia ajuda no mapeamento de áreas e na elaboração de distritos industriais.

A importância da prevenção de desastres foi destaque na palestra do presidente do DRM (Departamento de Recursos Minerais), Flávio Erthal. “Através de um estudo, pudemos fazer o levantamento de áreas de risco no município. Mas é importante que o acompanhamento seja feito, através da capacitação de agentes públicos, que possam nos auxiliar”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email