Mais uma vez a Secretaria de Educação de Cordeiro inovou entre os dias 08 e 10 de junho, ao realizar a I Semana Pedagógica em Rede, cuja meta foi abordar temas do processo educacional, onde cada coordenação de área pôde se dirigir ao seu público alvo. Interação, aprendizado e troca de experiências foram as diretrizes da pauta.
A Coordenação de Educação Inclusiva desenvolveu o tema ‘Família e Escola: uma parceria que sempre dará certo’! Todo trabalho foi pensando numa educação inclusiva e acolhedora, capaz de aquecer as famílias e instruí-las a lidar melhor com os tempos de pandemia, onde a única saída é manter as ações dentro das próprias casas.
O encontro do dia 08 de junho foi possível pelo aplicativo ‘MEET’ e contou com a presença dos coordenadores da Secretaria de Educação de Cordeiro, supervisão escolar, coordenadores pedagógicos, diretores das Unidades Escolares, pais e responsáveis convidados, entre os quais Izabel Cristina Queiroz, Maria José Ramos de Abreu, Greicyane da Silva Vieira e Geyza de Oliveira Pinto Ventura.
Foram explorados sentimentos que têm servido como experiência em tempos difíceis. Ficou a impressão de que as sensações se misturam, ensinando todos a caminhar e valorizar o lado coletivo. Palavras como autoconhecimento, saudade, reinvenção, produtividade, adaptação, mente aberta, impotência, mudança, equilíbrio, gratidão, desafio, angústia, instabilidade, medo, reflexão, ansiedade, otimismo, expectativa, tensão, oscilação e até ano sabático vieram à tona pelos participantes.
Muitos desses sentimentos são comuns ao educador, que se reinventa e aprende a olhar todas as possibilidades que a educação proporciona. Nos encontros não poderia ficar de fora a Educação Inclusiva, cujo olhar em todas as possibilidades deve estar presente no pensar pedagógico. “Antes de adaptar atividades, avaliações, ambiente escolar precisamos acolher. Assim, a gente afirma que acredita, caminha junto, vê possibilidades e atinge os objetivos na totalidade”, colocou a coordenadora Laís Prata.
As responsáveis Maria José Ramos e Greicyane Vieira emocionaram pelo relato de que é preciso seguir acreditando. Logo após a troca de informações, a coordenadora concluiu com a afirmação de que escola e família precisam caminhar juntas, olhando na mesma direção, incentivando, acreditando e valorizando as possibilidades. “Seja você esse incentivador, porque todo estímulo atua diretamente no outro. O mundo precisa de pessoas positivas, acolhedoras e que ajudam na evolução”, dimensionou.