Secretaria de Meio Ambiente trabalha implantação de diversos projetos

Na semana passada, o prefeito de Macuco, Félix Lengruber, convocou o secretário de Meio Ambiente, Niraldo Menezes, e sua equipe de trabalho para que juntos recepcionassem dois representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), cuja principal atribuição é executar políticas estaduais do meio ambiente, recursos hídricos e recursos florestais adotadas pelos poderes Executivo e Legislativo no estado.

Durante a reunião, realizada num clima bastante informal, os agentes da entidade ambiental fluminense Paulo Schiavo e José Wenceslau puderam ouvir as explanações de prefeito, secretário e servidores locais a respeito de alguns projetos a serem implantados em Macuco, os quais eles julgam ser de fundamental importância para o meio ambiente no município.

Segundo o planejamento da Administração Municipal, o intuito é desenvolver, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, um projeto de arborização urbana. Para isso, no entanto, é preciso que seja realizado um mapeamento completo da cidade capaz de identificar os locais mais favoráveis ao plantio de árvores. Neste caso, o Inea daria seu apoio com a elaboração do projeto e doação de mudas para o plantio, levando em conta as espécies mais indicadas.

Outro projeto em fase de estudo e que também deverá contar com apoio do Inea é a recuperação da mata ciliar do Córrego do Ribeirão Dourado. 

Segundo os técnicos, as matas ciliares são responsáveis pela manutenção da qualidade e quantidade de água dos corpos hídricos. Por isso, a recuperação da mata ciliar do Ribeirão Dourado é tão importante, pois, nesse córrego, é feita a captação de água para abastecer a população de Macuco.

Na reunião também houve abordagens sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Os participantes do encontro discutiram ideias e propostas que possam facilitar a realização do cadastro pelos proprietários rurais do município, o que daria ainda mais tranquilidade e comodidade ao homem do campo macuquense.

As autoridades também conversaram sobre a criação de uma unidade de conservação no município, falaram sobre a operação do aterro sanitário e discutiram a implementação da coleta seletiva de lixo. Tais projetos têm grande potencial para aumentar o repasse de ICMS Verde (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços da área ambiental), o que significaria elevar o patamar do município de Macuco no que se refere ao meio ambiente e sua preservação. 

Além do prefeito Félix Lengruber e do secretário de Meio Ambiente Niraldo Menezes, também participaram do encontro Jodir Vito, da Secretaria de Agricultura, e os biólogos Luiz Felippe Moreira e Juliana Latini.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email