A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria de Políticas sobre Drogas, se reuniu com integrantes do Conselho de Pastores da cidade (Copenf) para um diálogo entre o representante da pasta, Antônio José Leal, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Trabalho, e Coordenação de Saúde Mental.
O objetivo foi elaborar uma estratégia de atendimento e encaminhamento para usuários de álcool e outras drogas. Primeiramente, foram apresentadas sugestões para a viabilização do Protocolo de Internação em Clínicas de Dependência Química, visando garantir a segurança clínica/psiquiátrica do usuário que demonstre interesse e desejo de se internar.
Com base numa articulação entre a Secretaria Estadual de Prevenção à Dependência Química e a Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas, Nova Friburgo dispõe hoje de três equipamentos de internação próximos ao município: Care Ad de Cachoeiras de Macacu; Care Ad de Macaé (localidade do Sana); e Comunidade Terapêutica Betuel (Papucaia).
O Copenf tem desenvolvido frequentemente ações sociais junto às igrejas evangélicas, inclusive com a distribuição de “sopão” para os cidadãos em situação de vulnerabilidade e, dentro desse contexto, está o trabalho de prevenção e encaminhamento do usuário de álcool e outras drogas às clínicas e comunidades terapêuticas. A parceria com o município é mais uma conquista para a consolidação de uma política pública responsável e eficaz.