Em levantamento feito pela Coordenação de Vigilância em Saúde de Bom Jardim, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, foi constatado que 12 casos de dengue foram notificados no município. Nove casos confirmados e investigados. Três casos foram importados de outros municípios, conforme nota oficial divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde.
Dentre os casos municipais, dois focos foram encontrados na parte externa das residências, onde compete ao morador os devidos cuidados de verificação e prevenção de criadouros do mosquito da dengue.
Em nota, a Secretaria de Saúde também informou que alguns casos de suspeita foram levantados, porém não se tem a confirmação da doença após exames laboratoriais específicos. “É importante alertar a população para que não se confunda os sintomas da dengue com eventuais sintomas de viroses, que, hoje, se fazem presente por mudanças climáticas”, garantiram as autoridades municipais.
A Secretaria de Saúde decidiu pela utilização do termonebulizador (fumacê) na região onde foram detectados os casos de dengue no município.
Em ação preventiva e de enfrentamento, todas as residências nas quais os casos foram confirmados estão sendo visitadas e os agentes fazem uma ação de bloqueio, de 300 metros, no entorno dessas residências.