A Secretaria de Trânsito de Cordeiro vem promovendo algumas mudanças com o objetivo de melhorar o tráfego e de viabilizar mais vagas de estacionamento no Centro da cidade e adjacências. De acordo com o secretário Carlos Roberto Ribeiro, apenas as experiências que se mostraram favoráveis ao bem-estar coletivo estão sendo adotadas como ações definitivas, como no caso do retorno para Cantagalo sem a necessidade de contornar a Praça Nagib Salomão.
Com relação à implantação dos estacionamentos rotativos, o secretário esclarece que as faixas amarelas são necessárias para que os motoristas respeitem o tempo máximo disponibilizado para cada veículo e deixem o pisca-alerta ligado. Além disso, Roberto Ribeiro reafirma que não há outro meio de aumentar o número de vagas e de coibir abusos, como a utilização dos espaços de estacionamento para venda de carros ou por pessoas que deixam o seu veículo de manhã, para trabalhar em cidades vizinhas, e só o retiram à tarde.
Outra ação recente foi o início da instalação de bicicletários, utilizando espaços que não servem para vagas de veículos, com o objetivo de incentivar trabalhadores do comércio, prestadores de serviço de entrega, estudantes e a comunidade de um modo geral a utilizar a bicicleta como meio de transporte, o que vai gerar benefícios para o meio ambiente, desafogar o trânsito e melhorar a saúde de quem adotar a prática.
Há, ainda, a questão das vagas para carga e descarga, que são necessárias para que o comércio receba produtos dos seus fornecedores e realize as suas vendas, especialmente quando a mercadoria é de maior porte.