Pelo texto, a Secretaria de Agricultura agora passa a se chamar Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Aquicultura. Já a Secretaria de Saúde passa a ser Secretaria de Saúde e Combate às Drogas. A Secretaria de Educação e Turismo agora será a Secretaria de Educação, Turismo, Ciência e Tecnologia. A Secretaria de Assistência Social passa a se chamar Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Já a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Econômico teve a nomenclatura alterada para Secretaria de Planejamento, Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico. A Secretaria de Geral de Governo agora se chama Secretaria de Governo e Gestão. A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania passou a ser a Secretaria de Trabalho, Envelhecimento Saudável e da Juventude e, por fim, o Gabinete do Prefeito agora recebe o nome de Secretaria de Gabinete e Comunicação.
Desta forma, o chefe de Gabinete passa a ser secretário de Gabinete e Comunicação. Além disso, todos os cargos existentes nas referidas secretarias, que tiverem o nome alterado pela lei, serão mantidos.
As atribuições de cada uma dessas oito pastas da Prefeitura Municipal de Macuco ainda serão regulamentadas através de decreto a ser assinado pelo prefeito Félix Lengruber.
Desde que o atual chefe do Executivo, Félix Lengruber assumiu, mesmo tendo sido apoiado pelo ex-prefeito Rogério Bianchini (PMDB), diversas alterações foram feitas na estrutura administrativa. Lengruber mudou alguns secretários e diversos funcionários de cargos comissionados, além de outras alterações na estrutura administrativa. Assim, ele começa a colocar em prática sua própria visão sobre o funcionamento da máquina pública.