Secretário de Saúde anuncia contratações para acabar com as filas nos postos

A Secretaria de Saúde de Nova Friburgo realizou, em 10 de março, um mutirão da saúde no Posto de Saúde Tunney Kassuga. Diversas especialidades foram oferecidas à população, das 8h às 17h. O prefeito Sérgio Xavier visitou o mutirão e passou por todos os ambulatórios, onde pode ouvir as reivindicações das pessoas. Uma delas, ele disse que iria providenciar logo em seguida: uma ambulância exclusiva para a unidade.

O secretário de Saúde, Renato Abi-Râmia, também anunciou que a Prefeitura vai contratar mais dez médicos para a rede ambulatorial, para solucionar definitivamente o problema das filas nos postos. “Já temos um efetivo de 47 médicos. Com mais essas dez contratações e os médicos do Ministério da Saúde e do Estado, que totalizaria aproximadamente 90 médicos na rede, conseguiríamos atender toda a demanda no município, que é em torno de 13 mil atendimentos ao mês, média de 192 atendimentos/dia”, disse.

O prefeito Sérgio Xavier também anunciou diversos projetos e obras na Saúde, como a reforma na Maternidade de Nova Friburgo, como um novo centro cirúrgico; a conclusão da nova ala, parada 25 anos; novas salas de parto; nova central de esterilização; novo CTI neonatal; e novo arquivo. A entrega de um novo e moderno raio-X para o Hospital Municipal Raul Sertã e obras no CTI do hospital, além da construção de uma unidade básica de saúde para Amparo e outra em São Geraldo. Para auxiliar na marcação das consultas, a implantação do Sisreg em toda a rede. Esse sistema já está funcionando no Tunney Kassuga.

O mutirão ofereceu atendimentos a centenas de pessoas nas especialidades de clínica geral, pediatria, pneumologia, ginecologia, fisioterapia, endocrinologia, odontologia, exames preventivos, como glicemia, pressão e classificação de sangue, além de fonoaudiologia e nefrologia.

Marcos Filipe, de 7 anos, gostou do atendimento feito pela dentista Márcia Santos. Ele e a sua mãe, Jaqueline da Costa Estevão, do Alto de Olaria, receberam orientações sobre a correta escovação, além de aplicação de flúor e o agendamento para outra consulta. Segundo Márcia Santos, e baseado em números do último mutirão, a estimativa de atendimentos odontológicos no sábado deve ser de, aproximadamente, 200 pacientes. Para Jaqueline, a realização do mutirão é excelente para ela, que, devido ao trabalho, não consegue vir ao posto normalmente. “O mutirão é importante e gostaria que tivesse mais, porque no sábado não trabalho”.

Mas a falta de médicos foi uma reivindicação comum que o prefeito Sérgio Xavier ouviu. Marly Breder, que reside na Rua Manoel Sobrinho há 50 anos, disse que, na quarta-feira anterior, não encontrou médico, por isso ela foi ao mutirão para receber atendimento ginecológico, fazer mamografia e medir a pressão. Marly ficou satisfeita em ver o prefeito ali, pois nunca conseguiu ter acesso a um prefeito com tanta facilidade. “Esse é o primeiro prefeito que pude ter acesso e a sua vinda aqui é sinal de que ele está bem intencionado em resolver as coisas”, disse.

O prefeito Sérgio Xavier disse que pegou a Saúde do município com muitos problemas, mas que a Prefeitura já contratou 23 médicos e vai contratar ainda mais profissionais para acabar com os problemas de falta de médicos e das filas nos postos da rede. “Já conseguimos identificar algumas coisas, como o pessoal do concurso de 2007, que pretendemos chamar. Estou aqui, hoje, para ver as necessidades. Estamos em contato com a Câmara Municipal para ver a possibilidade de melhoria salarial. Temos várias ações em curso, pensando na melhora da qualidade na saúde, no dia a dia, tanto para o profissional quanto para a população”, destacou.

O secretário Renato Abi-Râmia falou que os profissionais estão colaborando, se prontificando e, com isso, estamos tendo uma boa resposta em relação à falta de médicos. “Que o sistema Sisred já começa a ser implantado e ele será uma boa ferramenta na ajuda para acabar com as filas. A utilização do cartão será fundamental para isso. Os exames menos complexos serão liberados mais rápido. Vamos dotar as unidades com profissionais suficientes. O problema da dobra, da folha adicional, vai ser resolvido. O concurso já foi prorrogado para podermos admitir novos funcionários, como seis novos enfermeiros para o posto de Saúde da Família de Campo do Coelho, ou 100 novos técnicos em enfermagem e mais 40 enfermeiras. Precisávamos criar esse caminho legal, e a prorrogação vai dar essa condição”, falou.

A ginecologista Rosane Queiroz da Motta, que participou do mutirão da Saúde, falou que trabalha da rede pública desde 2004 e que acha excelente essas medidas para agilizar o atendimento. “Repõe a falta de profissionais e temos trabalhado para isso, mas a contratação de novos profissionais é fundamental, já que a população cresceu”, disse.

Serafim Peralva, outro ginecologista que prestou atendimento no sábado, fez questão de agradecer a presença do prefeito Sérgio Xavier ao posto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email